jump to navigation

No Brasil existem mais de 30 mil portadores da esclerose múltipla 30/08/2007

Posted by Esclerose Múltipla in Utilidade pública, Você sabia?.
trackback

A Federação Internacional de Esclerose Múltipla divulgou pesquisa que mostra que existem cerca de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo. No Brasil, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que são mais de 30 mil portadores, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico. Na maioria dos portadores, a doença provoca uma série de surtos, crises com sintomas intensos ou discretos que podem durar de um dia a oito semanas. A recuperação pode ser parcial ou completa, sem deixar seqüelas no paciente.

— As manifestações mais freqüentes são visão embaçada ou dupla, fraqueza, dormência e falta de equilíbrio — explica Fernando Figueira, neurologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Americana de Neuroimagem e da Sociedade Européia de Neurologia. A esclerose múltipla é uma doença antiinflamatória auto-imune que afeta o sistema nervoso central.

A Bayer Schering Pharma, divisão da Bayer HealthCare, promove de 25 a 31 de agosto a 2ª Semana de Conscientização da Esclerose Múltipla com atividades para pacientes, familiares, profissionais de saúde e público em geral. Ao todo serão mais de 15 eventos em parceria com as principais associações de pacientes do Brasil. Entre as novidades, chega ao País a exposição fotográfica “A Imagem da Esclerose Múltipla”, que retrata o perfil de 36 pacientes da Ásia, Europa, América Latina e América Norte, inclusive brasileiros, contando histórias de reflexão, superação e coragem.

“A Imagem da Esclerose Múltipla” (The Image of MS) é uma exposição fotográfica internacional patrocinada pela Bayer Schering Pharma e produzida pela fotógrafa norte-americana Joyce Tenneson. O projeto percorreu países como EUA, Canadá, França, Malásia, Holanda, Cingapura, Tailândia, Coréia do Sul, Finlândia e Reino Unido. Inicialmente, a exposição será apresentada no evento da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla), dia 25 de agosto, em São Paulo, e no Teatro da Petrobrás, dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro. A mostra também ficará em São Paulo para uma temporada aberta ao público de 03 a 17 de setembro no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073).

O projeto global “A Imagem da Esclerose Múltipla” surgiu a partir de uma iniciativa brasileira com a produção, em 2005, do livro “Histórias Reais” que reúne 10 narrativas diferentes, em primeira pessoa, de portadores de esclerose múltipla ganhadores de um concurso promovido pelo programa de atendimento aos pacientes da Bayer Schering Pharma. Além da exposição fotográfica, o livro brasileiro também deu origem a outras duas publicações: o “Rostros de la Esclerosis Múltiple”, que reúne a história de 14 pacientes da América Latina, e o livro internacional “The Image of MS”.

As atividades da 2ª Semana de Conscientização da Esclerose Múltipla acontecem nas cidades de Campinas, Florianópolis, Londrina, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Goiânia, Recife e Juiz de Fora. “Essa semana pretende mostrar o lado humano da esclerose múltipla e levar uma mensagem de esperança para pacientes e familares”, diz Katia Korovin, Diretora de Unidade de Negócios Terapêuticos Especializados. Mais informações pelo 0800-7020605 (SAC do Serviço de Atendimento Personalizado BETAPLUS).
Outra novidade é o relançamento do site http://www.esclarecimentomultiplo.com.br com informações ainda mais detalhadas sobre a doença, sintomas, dicas de nutrição e bem-estar, fórum para depoimento de pacientes, dicas de livros, entre outras.

Veja a programação completa:

Rio de Janeiro

31 de agosto – Evento da APEM-RJ e exposição fotográfica “A Imagem da Esclerose Múltipla”
Horário: das 13h às 17h
Local: Teatro da Petrobrás, Rua General Canabarro, 500 Tijuca/ RJ
Informações: Durante todo o dia, profissionais de saúde farão palestras sobre a doença, o diagnóstico, terapias alternativas, dicas bem-estar, fisioterapia, prática de exercícios e outros temas.
Público: pacientes, familiares, médicos e público em geral.

28 e 29 de agosto – Evento da Associação Niteroinense de Esclerose Múltipla (ANEM)
Horário: a partir das 14h
Local: Auditório Clube Central, Praia de Icaraí, 335 – Niterói (RJ)
Informações: No dia 28/08 acontecem as palestras “Direitos dos portadores de EM”, “Esclerose Múltipla e a Família” e “A importância da Reabilitação em EM”. No dia 29, o público assiste as palestras “Problemas Urinários na EM” e “Estresse na Esclerose Múltipla”.
Público: pacientes e familiares.

São Paulo

25 de agosto – Evento da ABEM (Associação Brasileira da Esclerose Múltipla).
Exposição fotográfica “A Imagem da Esclerose Múltipla” e apresentação do coral de pacientes da Bayer Schering Pharma.
Horário: 10h às 16h
Local: Clube Helvetia, Av. Indianópolis, 3145

26 de agosto – Evento para portadores de Esclerose Múltipla
Horário: 9h às 12h30
Local: Espaço Unibanco, Rua Augusta 1475
Informações: evento para pacientes e familiares cadastrados no Serviço de Atendimento Personalizado BETAPLUS. Haverá a divulgação dos ganhadores do “Concurso Nacional de Fotos de Paisagens Brasileiras” e sessão de cinema.

30 de agosto – Sessão Solene
Horário: 18h às 20h30
Local: Câmara dos Vereadores de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100 – Salão Nobre
Informações: evento da ABEM para pacientes, médicos, centro de referências e público interessado no tema. Coral de pacientes fará a abertura do evento com o Hino Nacional.

03 a 17 de setembro – Exposição fotográfica “A Imagem da Esclerose Múltipla”
Horário: Aberto 24h
Local: Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073
Informações: mostra fotográfica gratuita e aberta ao público.

Vitória

30 de Agosto – Stand da associação com material informativo sobre EM para público leigo
Local: Hospital de Clinicas

01 de Setembro – Churrasco da Associação Capixaba de Esclerose Múltipla (ACAPEM)
Horário: Das 10h às 17h
Local: A Fazendinha – Jardim Caburi
Informações: Evento social (Bingo, música ao vivo, jogos, etc.)
Público: pacientes e familiares.

Goiânia

01 de setembro – Sessão de Cinema para pacientes com esclerose múltipla
Horário: 10h30
Local: Flamboyant Shopping Center, Av. Jamel Cecílio, 3300 Jardim Goiás
Informações: Sessão de Cinema
Público: pacientes e familiares.

Recife

30 de agosto – Palestras sobre Esclerose Múltipla
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório do Hospital Restauração, Av. Agamenon Magalhães, s/n
Público: pacientes e familiares.

Juiz de Fora

29 de agosto – Palestras sobre Esclerose Múltipla
Horário: 18h às 22h
Local: Clube de Escoteiros Aymoré, Rua Carlos Palmer, 647 Bom Pastor
Público: pacientes e familiares.

Londrina

30 de agosto – Palestras sobre Esclerose Múltipla
Horário: 20 horas
Local: Hotel Crystal Palace, Rua Quintino Bocaiúva, 15 – Centro
Público: pacientes e familiares

Campinas

30 de agosto – Palestra “O que é, como se faz o diagnóstico e quais as opções de tratamento”
Horário: 16 às 18 horas
Local: Soc. de Medicina e Cirurgia de Campinas, R. Delfino Cintra, 51 (sala B)

Fonte: Correio do Brasil

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: