jump to navigation

Maratona de Nova Iorque: Run With Castro corre contra a Esclerose 06/10/2014

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
trackback

Apenas três meses depois da participação no Iron Man da Áustria, prova através da qual angariou 13 mil euros para levar 13 crianças com cancro à Eurodisney, numa iniciativa de apoio à Associação Acreditar, a Run with Castro já tem em marcha uma nova iniciativa de solidariedade social, desta feita enquadrada na participação na maratona de Nova Iorque, a 2 de Novembro.

PedroCastro-RunWithCastro.jpgAgora, Pedro Castro, maratonista e fundador da Run With Castro, promove o apoio à Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), desafiando os atletas parceiros da Run with Castro, inscritos na Maratona de Nova Iorque, a fazerem um donativo mínimo de 10 euros para a APELA. Ao mesmo tempo, o ‘team’ Run with Castro desafiará outros potenciais interessados, particulares ou empresas, a fazerem donativos para a APELA.

Esta é, de certo modo, a nossa interpretação do Ice Bucket Challenge, uma iniciativa que nasceu nos Estados Unidos e se propagou por todo o Mundo, mas entretanto caiu no esquecimento. Queremos continuar a chamar a atenção para esta causa e agora que a maratona nos possibilita precisamente regressar aos Estados Unidos, faz todo o sentido actualizar este desafio de canalizar apoios para a APELA, a associação portuguesa que apoia as vítimas de Esclerose Lateral Amiotrófica. Quem quiser correr por esta causa e fazer o seu donativo, mesmo não estando connosco em Nova Iorque, pode fazê-lo através de donativo directo para a APELA*”, explica Pedro Castro.

Paralelamente, por ocasião da Maratona de Nova Iorque – onde Pedro Castro regressa finalmente, depois de em 2012 ter sido impedido de correr devido ao Furacão Sandy, iniciando aí o seu percurso de intervenção social através do desporto – a Run with Castro vai promover uma marcha contra a Esclerose Múltipla, em apoio à Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), a qual terá lugar na prova que antecede a maratona nova-iorquina, a corrida de 5 kms designada ‘Dash to the Finish Line‘, onde a Run With Castro reunirá 17 participantes, que envergarão a emblemática camisola vermelha da SPEM.

Pedro Castro, maratonista de 40 anos que em 2012 lançou a Run With Castro, correndo sempre por uma causa, concluiu recentemente uma campanha de angariação de verbas para a Associação Acreditar somando um total de 13 mil euros e garantindo 13 viagens para crianças com cancro à Euro Disney, numa iniciativa que contou com o Alto Patrocínio de Maria Cavaco Silva e da Presidência da República.

Depois de ter abandonado uma vida sedentária, Pedro Castro lançou-se na corrida e tornou-se maratonista, acumulando no currículo participações em provas como a Maratona de Lisboa, de Londres, Atenas e Paris, correndo sempre por uma causa. Em 2012, lançou a Run With Castro após ver gorada a possibilidade de participar na Maratona de Nova Iorque, devido ao furacão Sandy. Em Nova Iorque, testemunhou o espírito de solidariedade existente, viu nascer a Run Anyway NYC Marathon 2012 e também ele doou o valor da sua inscrição para as vítimas do Sandy.

De seguida, regressou a Lisboa convicto de que correria sempre por uma causa social.

É uma prática comum lá fora e por que não fazer o mesmo em Portugal?”.

Na sua primeira iniciativa, por ocasião da Maratona de Lisboa, em 2012, Pedro Castro formalizou o grupo Run With Castro e promoveu o apoio à Fundação O Século, angariando 220 cabazes de Natal para as crianças daquela instituição. Depois disso, a Run With Castro concretizou outras iniciativas, apoiando o ATL da Galiza, Comunidade Vida e Paz eAssociação a Acreditar.

(*) – Embora nos tenha sido fornecido, o número da conta bancária associada aos donativos foi omitido. Por favor, obtenha-o directamente da APELA ou da Run With Castro.

Fonte: MultiDesportos

%d blogueiros gostam disto: