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Especialista indica maneiras de como evitar a fraqueza 15/07/2013

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
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A fisioterapeuta Marcela Batistuta, especialista em Reeducação Postural Global (RPG), explica que as principais causas da fadiga na Esclerose Múltipla são os excessos, seja físico, mental, social ou ambiental. “E ela pode se manifestar de várias formas, sendo aguda, quando aparece durante esforços e desaparece com o repouso; crônica, quando persiste mesmo após o repouso; localizada, quando se usa em excesso determinado grupo muscular, mas a sensação desaparece com o repouso, e sistêmica, quando há cansaço geral, com desânimo, perda de força e resistência física”, frisa.

Marcela destaca que a fadiga pode ainda surgir associada a problemas como depressão, pode ser induzida pela medicação ou ser causada por distúrbios do sono. “A fadiga muscular em braços ou pernas após exercícios repetitivos, como andar longas distâncias, acaba fazendo com que a perna falhe e também provoque uma sensação de fraqueza. Isto é causado por um bloqueio do impulso nervoso e o ideal é parar de andar ou realizar o ato repetitivo para que a condução nervosa reinicie. O problema pode ainda ser causado por falta de condicionamento físico, quando os músculos são pouco utilizados. Combater o sedentarismo evita a fadiga intensa durante atividades físicas”, ressalta.

A fisioterapeuta afirma que, assim como provoca uma ruptura na vida diária, a fadiga provocada pela Esclerose Múltipla também causa ansiedade quando os sintomas reaparecem após esforço e especialmente quando a atividade ou o ambiente provoca um aumento na temperatura do corpo. Por isso, Marcela Batistuta indica algumas práticas para melhorar a fadiga. “Evite banhos quentes, temperaturas muito elevadas, exercícios excessivos, refeições pesadas e fumar. Planeje sua vida de modo a estabelecer uma escala das necessidades no trabalho, para que noitadas e ocasiões sociais sejam repartidas. Siga uma dieta sensata e reduza o peso se for o caso. Fracione as atividades diárias e sempre respeite o período de repouso entre elas. Faça atividades leves conscientes, orientadas por um profissional, e procure controlar a depressão e o estresse”, completa a especialista.

Fonte: JM Online

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