jump to navigation

Efeitos positivos das estatinas 09/11/2008

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

Apesar de benéficas, as estatinas requerem uso criterioso, com acompanhamento médico constante para minimizar os efeitos indesejáveis

Já muito bem-vindas no controle dos níveis do colesterol e na diminuição do risco cardiovascular, as estatinas também oferecem suporte na prevenção e tratamento de diversos tipos de doenças como angina, mal de alzheimer, osteoporose, diabetes e esclerose múltipla.

A pele também vem sendo beneficiada pelo medicamento. Vitiligo, alopécia areata e lúpus são apenas algumas das doenças dermatológicas que podem receber seu auxílio. As estatinas bloqueiam a indução do óxido nítrico e de citocinas pró-inflamatórias, possuindo ação antioxidante. Estes agentes fazem uma imunomodulação, regulando o sistema imune.

A euforia em torno das estatinas, no entanto, tem limite. Em alguns casos pode haver efeitos colaterais como o aparecimento de farmacodermias (reações alérgicas ou tóxicas na pele), problemas musculares como a rabdomiólise (condição na qual ocorre dano muscular que pode acarretar toxicidade renal e até o óbito), confusão mental, alteração da memória e também polineuropatias (alterações de sensibilidade e da função motora dos nervos). O acompanhamento médico, portanto, é fundamental na hora do uso das estatinas.

Fonte: Bem Star

%d blogueiros gostam disto: