jump to navigation

Dieta rica em ômega-3 melhora a vida dos portadores de esclerose múltipla 17/05/2008

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, Qualidade de vida.
trackback

Uma dieta rica em peixes, frutas e legumes pode ser uma das principais formas de evitar os períodos de crise em portadores de esclerose múltipla (EM). Foi o que afirmou o neurologista Dagoberto Callegaro, do Hospital das Clínicas de São Paulo, um dos especialistas que estão reunidos em São Paulo até sábado em evento que discute a eficácia dos tratamentos disponíveis para a doença.

Callegaro faz a afirmação tomando como base os resultados de uma pesquisa feita com portadores da doença na Noruega, um dos países com maior incidência de esclerose múltipla. Pesquisadores compararam as cidades onde os moradores comiam mais e menos peixe, e constataram que nas localidades em que as pessoas ingeriam mais bacalhau, salmão e atum, menores eram as taxas de EM.

Para o médico, uma dieta rica em peixes com ômega-3 e que exclui leite, derivados e a carne vermelha, é uma das formas que o portador da doença tem de controlar os períodos de crise, que vão desde uma perda parcial da visão até a falta de movimento total nos braços e nas pernas.

– Nossas mães e avós estavam certas quando nos obrigavam, na infância, a tomar uma colher de óleo de fígado de bacalhau diariamente. A suplementação com ômega tem mostrado bons resultados na qualidade de vida e no controle da doença nos portadores de esclerose múltipla – disse Callegaro.

Outras pesquisas já apontaram que o ômega-3 também tem papel importante no controle de outras doenças como a depressão e a epilepsia.

*A jornalista viajou a convite da Merck Serono

Fonte: O Globo Online

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: