jump to navigation

Empresa oferece cópia personalizada de DNA na internet 22/01/2008

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, Utilidade pública.
trackback

Uma empresa americana de pesquisa genética financiada pela Google oferece a partir desta terça na Europa o envio pela internet de uma cópia personalizada do DNA por cerca de US$ 999.

Segundo o site da companhia 23andMe, basta que o assinante do serviço dê seu consentimento e envie sua saliva em um tubo de plástico oferecido pela empresa.

Em seguida, os cientistas da 23andMe extrairão no laboratório as células de DNA da saliva e decifrarão o genoma do indivíduo.

A análise não é baseada em genes particulares, mas em seqüências – polimorfismos de nucleotídeos simples – de 23 pares de cromossomos, alguns dos quais estão associados a determinadas doenças.

Depois de aproximadamente um mês o assinante receberá uma senha de acesso para sua análise genética pessoal na rede, que ficará guardada em “um banco de dados seguro”, diz a empresa.

Isto permitirá ao cliente não apenas descobrir sua origem e “se conectar geneticamente com amigos, parentes e outras pessoas de diferentes pontos do planeta”, mas também descobrir seu risco potencial de contrair determinadas doenças como o diabetes, a esclerose múltipla ou determinados tipos de câncer.

Segundo a edição de hoje do jornal “The Guardian”, o novo serviço pode gerar polêmica no Reino Unido, onde as autoridades do serviço de saúde advertem que os testes genéticos freqüentemente são inúteis e podem provocar ansiedade sem necessidade.

Fonte: Último Segundo

——————————–

Por menos de mil dólares, é possível obter seqüência de variantes genéticas individuais. Dados dariam informações sobre susceptibilidade a doenças comuns, afirma empresa.

Uma empresa americana de pesquisa genética, financiada pela Google, oferece a partir desta terça na Europa o envio pela internet de uma cópia personalizada do DNA, por cerca de US$ 999. Segundo o site da companhia 23andMe, basta que o assinante do serviço dê seu consentimento e envie sua saliva em um tubo de plástico oferecido pela empresa.

Em seguida, os cientistas da 23andMe extrairão no laboratório o DNA das células presentes na saliva e decifrarão dados genômicos do indivíduo. A análise baseia-se em seqüências específicas de DNA — polimorfismos de nucleotídeos únicos, representados pela troca de uma única “letra” química de DNA –, algumas das quais estão associadas a determinadas doenças.

Depois de aproximadamente um mês, o assinante receberá uma senha de acesso para sua análise genética pessoal na rede, que ficará guardada em “um banco de dados seguro”, diz a empresa.

Isso permitirá ao cliente não apenas descobrir sua origem e “se conectar geneticamente com amigos, parentes e outras pessoas de diferentes pontos do planeta”, mas também descobrir seu risco potencial de contrair certas doenças, como o diabetes, a esclerose múltipla ou determinados tipos de câncer.

Segundo a edição de hoje do jornal “The Guardian”, o novo serviço pode gerar polêmica no Reino Unido, onde as autoridades do serviço de saúde advertem que os testes genéticos freqüentemente são inúteis e podem provocar ansiedade sem necessidade.

Fonte: G1

%d blogueiros gostam disto: