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Deixe a energia fluir 13/10/2007

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
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Aproveitar a vida, cuidar de si mesma, namorar, trabalhar, viajar. Para tudo isso é necessário ter muita disposição. Se já faz um tempo que você não é tomada por essa sensação de vitalidade, é hora de renovar as energias. Uma boa maneira de fazer isso é com o pilates, quer testar? Então experimente a série de exercícios elaborada pela professora Marcia Tonelli, de São Paulo, e transforme-se já!

Torção da coluna e serrote
Sente-se no chão com as pernas estendidas e um pouco afastadas para a lateral. Mantenha a coluna ereta e abra os braços formando um T. Agora expire e, devagar, faça a torção da coluna. Para isso, a mão esquerda deve ir em direção ao pé direito. Inspire e retorne. Repita o processo de torção, dessa vez para o lado oposto. “Esses movimentos propiciam a eliminação de toxinas, melhoram a mobilidade do corpo e desbloqueiam a respiração”, explica a especialista.

O pilates equilibra os chakras, melhora a flexibilidade do corpo e é fácil de praticar

Rolls downs e rolls ups
Exercite a mobilidade de sua coluna: deitada, traga os joelhos para junto do abdômen, segurando-os por trás com as mãos. Inspire. Ainda com as mãos apoiadas atrás dos joelhos, expire deixando seus pés serem puxados para o chão. O olhar deve estar fixo entre as pernas, que devem puxar os braços e tronco para cima, articulando a coluna, até que você se sente. Para voltar à posição inicial, inspire, expire e role a coluna para baixo, contraindo o abdômen para dentro e para trás. Vá devolvendo vértebra por vértebra ao chão.

Ponte com bol
Ponte bola Deite-se no chão apoiando a região da panturrilha e os pés sobre a bola. Inspire e expire. Vá articulando a coluna, como se quisesse aproximar o púbis do umbigo. Trazendo o abdômen para dentro e para cima, “descole” cada vértebra do chão até que apenas os ombros estejam apoiados. Para descer, respire fundo e faça o caminho inverso. Os quadris devem chegar por último. Sinta, uma a uma, as vértebras se apoiarem novamente no chão. “Com esse exercício, o fluxo energético é desobstruído, equilibrando todos os chakras”, afirma Marcia.

Estrela com bola
Fique ajoelhada e coloque a bola ao seu lado. Apóie um dos lados do corpo sobre ela, firmando a mão no chão. A perna e o braço que não estão apoiados devem ser estendidos para longe do corpo. Quando sentir que está equilibrada, eleve um pouco a perna contrária à bola, formando a estrela. A postura corrige a distribuição de peso nas articulações, influenciando positivamente o fluxo energético.

Sereia

Quando a coluna está bem articulada e sem bloqueios, a energia flui livremente pelo organismo, gerando saúde

Sente-se com as pernas em Z (uma perna fica cruzada para frente, enquanto a outra é flexionada para trás). Os braços devem ficar abertos, formando um T com o tronco. Alinhe os quadris com os ombros. Inspire, expire e faça uma flexão lateral, elevando um braço, enquanto a outra mão escorrega pelo chão. Inspire e expire. Vá voltando ao centro e flexionando a coluna para o outro lado. “Essa movimentação favorece as trocas gasosas e equilibra as polaridades yin e yang”, diz Marcia.

Fonte: Revista Estilo Natural – outubro de 2007

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