jump to navigation

Dieta pobre em sódio previne infarto e derrame 22/04/2007

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, Qualidade de vida.
trackback

Uma dieta rica em sal pode custar a sua vida. Esse é o resultado do primeiro estudo de longo prazo sobre o impacto do sódio na saúde. Depois de 15 anos de pesquisas, os médicos puderam afirmar que as pessoas que consomem pouco sal têm 25% menos chances de sofrerem um infarto ou um acidente vascular cerebral e 20% menos de morrerem prematuramente. O estudo da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados unidos, foram publicados no “British Medical Journal”.

Coordenado por Nancy Cook, o estudo se baseou em dois testes realizados nos anos 80 e 90. Ambos propunham medidas de redução da ingestão de sal para que fosse aferida a queda na pressão arterial dos participantes. As intervenções diminuíram a quantidade de sódio na dieta dos voluntários em 25% a 35%, caindo de 9,5 gramas para 6 gramas por dia.

Inicialmente, pressão caiu pouco

No primeiro teste, 327 homens e mulheres, entre 30 e 54 anos, restringiram a quantidade de sal e foram comparados com 417 pessoas que mantiveram a dieta normal. Taxas de sódio na urina mostraram que os 327 conseguiram reduzir a quantidade de sal em um terço. No entanto, neste primeiro grupo, a queda da pressão arterial foi muito discreta. Os autores estimavam que, se os voluntários conseguissem manter a dieta pobre em sal, as chances de morrerem por derrame cairia 6%; de infarto, 4% e de outras causas, 3%. Mas suas estimativas estavam aquém do real.

Quinze anos depois, somando-se os dois estudos originais, o número de infartos e derrames foi muito menor entre os que reduziram a quantidade de sal do que no grupo controle. O estudo, porém, ainda não esclareceu completamente o mecanismo que faz o sal provocar tantos danos à saúde.

O máximo de sal em cada fase da vida

Até 1 ano – 1 grama
De 1 a 3 anos – 2 gramas
De 4 a 6 anos – 3 gramas
De 7 a 10 anos – 5 gramas
A partir dos 11 anos – 6 gramas

Fonte: O Globo Online

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: