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Mulheres pegam no sono com facilidade ao longo do dia 16/03/2007

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
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Publicada em 14/03/2007 às 08h32m
Marcella Sobral – O Globo Online

RIO – As mulheres que participaram da ” the National Sleep Foundation’s 2007 Sleep in America poll ” disseram ficar na cama, em média e não necessariamente dormindo durante este tempo, por 8h24m nos dias de folga e 7h28m durante os dias de trabalho. Apesar dos problemas, 80% das mulheres disseram que pegam no sono com facilidade durante o dia. Muitas falaram que não é raro ter que tomar café ou outra bebida com cafeína para ficarem alertas .

O estilo de vida e outros fatores, decididamente, têm impacto no sono. A família e o trabalho não são os únicos fatores. O humor afeta o sono em qualquer idade. Mulheres com distúrbios de humor como depressão são mais propensas a ter insônia. E vice-versa.

– Existe um ciclo vicioso em que podemos entrar por um dos vértices, e caso não resolvamos o problema vamos acumulando e passando por todos os sintomas. São eles: insônia, estresse, depressão, ansiedade e libido diminuída. Aparecendo um destes sintomas já devemos ficar alertas e caso ele não desapareça o médico deve ser logo procurado, para que os outros não se acumulem. Na maioria das vezes somente procuramos ajuda quando estamos completamente comprometidas.

Mulheres que não dormem bem realmente ficam cansadas demais para fazer exercício, comer de forma adequada ou fazer sexo. Enquanto algumas pessoas são somente melhores em dormir do que outras, Meir Hrkyger, do Gaylord Sleep Center, que participou da pesquisa, diz que é possível evoluir:

– Basta fazer do sono a sua prioridade.

Para neurologista especialista em sono Andrea Bacelar, o primeiro passo deve partir da própria mulher: assumir que não tem superpoderes.

– Não devemos ser Mulheres-Maravilhas. Da mesma forma como saímos de casa para o mercado de trabalho e dividimos o orçamento doméstico com os maridos, também devemos modificar o perfil dos homens dentro de casa, passando a compartilhar todas as tarefas.

Na opinião dos especialistas, o sono é fundamental. A quantidade de sono deve ser respeitada individualmente, assim como a qualidade. Ou seja, temos que acordar pela manhã e nos sentirmos descansados como se as baterias tivessem sido completamente carregadas para um novo dia.

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