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Dicas para dormir bem e viver melhor 16/03/2007

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
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Publicada em 14/03/2007 às 09h01m
O Globo Online

RIO – O livro “Durma bem, viva melhor”, da MG Editores, sugere uma série de medidas que podem ajudar na higiene do sono. O livro, organizado por Pedro Luiz Mangabeira Albernaz traz conselhos de uma equipe multidisciplinar que atua no Hospital Albert Einstein para ter noites mais agradáveis de sono. Confira algumas retiradas do livro:

– Procure dormir o necessário para se sentir bem

– Deite-se quando estiver com sono, não vá para a cama para “tentar dormir”

– Evite o uso de substâncias estimulantes à noite, como café, chá, chocolate, refrigerantes à base de cola, nicotina, antiinflamatórios e medicamentos com cafeína

– Procure não tomar bebidas alcoólicas no mínimo seis horas antes de dormir

– Evite fumar no mínimo seis horas antes de dormir

– Tente não comer, fumar e tomar álcool no meio da noite

– Evite refeições pesadas antes de dormir

– Procure não tirar cochilos durante o dia

– Faça exercícios físicos quatro a seis horas antes de deitar (de preferência ao ar livre)

– Procure expor-se à luz do sol logo após se levantar

– Reserve vinte a trinta minutos do seu tempo à noite, quatro horas antes de dormir, para “resolver” seus problemas

– Escreva em um pedaço de papel as suas preocupações e tensões quatro horas antes de dormir

– Tome um banho morno, de quinze a vinte minutos, duas horas antes de dormir

– Não use relógio de pulso ou despertador no seu quarto de dormir

– Reserve o ambiente de dormir (seu quarto) para o ato de dormir, não para ler ou assistir televisão

– Se não conseguir dormir, levante-se depois de vinte a trinta minutos, não fique tentando dormir. Procure se distrair, leia ou assista à televisão fora do seu quarto

– Mantenha horários constantes para dormir e acordar mesmo nos finais de semana

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