jump to navigation

Portugal – Núcleo regional defende rede de apoio domiciliário 11/03/2007

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida, Utilidade pública.
trackback

Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2007
Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla

O Núcleo da Beira Interior da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla pretende inquirir os hospitais da região para ter dados concretos sobre a incidência da doença na Beira Interior. A necessidade foi abordada durante o oitavo convívio de doentes de Esclerose Múltipla, realizado no sábado, no auditório da Escola Superior Agrária de Castelo Branco,
“No futuro poderemos vir a questionar os hospitais de Castelo Branco, Covilhã e Guarda sobre qual o numero de doentes com esclerose múltipla, já que individualmente se torna difícil, porque as pessoas têm direito à sua privacidade”, refere Maria José Mata, membro do núcleo. Actualmente não existe um estudo que permita avaliar o número de doentes existentes.
O encontro de sábado serviu de convite para a reflexão sobre o tema “Esclerose Múltipla e Gravidez”. “As mulheres jovens que sofrem deste tipo de doença têm direito aos seus sonhos e projectos de vida, de que não devem abdicar. Na altura da gravidez, penso que não há grande probabilidade de crise, mas posteriormente tudo poderá acontecer”, alertou.

REDE DE APOIO E RESIDÊNCIA SÃO ASPIRAÇÕES
Maria de Jesus Mata apontou algumas preocupações no que toca à autonomia dos doentes. “Quem um dia deixa de ter autonomia, poderá questionar-se sobre como fazer a sua vida. É pois altura de começarmos a pensar numa boa rede de apoio domiciliário ou numa residência que possa albergar permanentemente algumas pessoas que não consigam ser autónomas”.
A aposta na formação e na informação é outro dos objectivos do Núcleo da Beira Interior da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. “As pessoas formadas e informadas terão à partida mais defesas. Por outro lado, convívios como este permitem evitar a solidão e trocar experiências com outras pessoas”.
José Manuel Alves

Fonte: Diário XXI

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: