jump to navigation

Fadiga visual afeta 90% dos usuários de desktops acima de 40 anos 10/03/2007

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida, Utilidade pública.
trackback

Má iluminação e exposição contínua ao monitor provocam Síndrome da Visão do Computador, diz estudo. Saiba como evitá-la. Má iluminação e alterações oculares fazem com que 90% dos micreiros acima de 40 anos tenham fadiga visual que prejudica a performance, contra a incidência de 75% entre usuários mais jovens.

Iluminação inadequada e alterações oculares provocadas pela exposição contínua à tela do computador são as principais causas da fadiga visual ou Síndrome da Visão do Computador – CVS (Computer Vision Syndrome) – em 90% dos usuários de microcomputadores com idade acima de 40 anos.

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada nos últimos 12 meses com 620 usuáiros de desktops na fixa etária acima de 40 anos, pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP).

A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (05/03) faz um comparatrivo com um estudo anterior, divulgado em dezembro de 2006, que detectou a CVS em 75% dos entrevistados. A pesquisa envolveu 1.200 usuários de microcomputador, sendo 30% crianças e o restante adolescentes e adultos com idade até 40 anos.

A Síndrome da Visão no Computador, resulta do esforço que nossos olhos fazem para focalizar e desfocalizar as imagens em pixels, do pouco movimento que fazemos com o globo ocular e do fato de piscarmos só seis a sete vezes por minuto na frente do monitor contra 20 vezes normalmente.

Os principais sintomas da CVS são cefaléia, olho seco e visão embaçada que aparecem depois de duas horas ininterruptas usando o computador.

As principais causas do aumento da síndrome após os 40 anos, segundo o estudo, são as alterações visuais relacionadas à idade e o fato da iluminação da maioria das empresas e residências ser planejada para pessoas mais jovens. A iluminação inadequada no ambiente de trabalho pode gerar uma queda de média de 20% na produtividade dos funcionários.

Iluminação até trez vezes maior

A partir dos 40 anos, segundo o oftalmologista, o cristalino perde o poder de acomodação que é a capacidade de focar, o que reduz a visão de perto. O problema é agravado na frente do monitor, especialmente em ambientes pouco iluminados, quando os olhos precisam se ajustar com maior freqüência às mudanças dos níveis de iluminação. Este processo força a musculatura ao redor dos olhos – músculos ciliares que sustentam o cristalino – que perde a elasticidade.

Segundo a avaliação, quando uma pessoa atinge 50 anos, esta lente natural dos olhos começa a amarelar fazendo com que enxergue menos a luz azul e tenha redução da capacidade de discriminar cores. Por isso a navegação em sites concebidos em tom sobre tom, torna-se bastante difícil para este grupo, comenta.

Já aos 60 anos, a pupila diminui fazendo com que chegue menos luz à retina onde se processam as imagens, a ponto de necessitarmos de três vezes mais iluminação que uma pessoa de 20 anos, informa o oftalmologista. Para estas pessoas a luminosidade do monitor chega a causar pontos cegos de visão, principalmente se a cor de fundo for branca.

O ideal, observa o médico, são sites e áreas de trabalho com fundo em cores pastéis, que são pouco reflexivas e garantem um bom recorte das letras. Por volta dos 65 anos o cristalino se torna opaco, o que diminui a visão de contraste, dificultando grande parte da navegação.

Veja aqui as dicas do oftalmologista para reduzir a CVS:

  1. Combine iluminação direta e indireta;
  2. Coloque um ponto de luz acima de seu ombro na mesa de trabalho;
  3. Fixe a luminária ligeiramente inclinada para frente e do lado oposto à mão que trabalha para evitar sombras;
  4. Evite colocar luminárias atrás de você;
  5. Evite luzes brilhantes em cima de textos;
  6. Ilumine grandes ambientes com lâmpadas fluorescentes no teto;
  7. Proteja as lâmpadas evitando a visão direta dos tubos de luz;
  8. Use cortinas nas janelas durante o dia;
  9. Evite colocar a tela do monitor de frente para a janela.

Siba como evitar a Sindrome da Visão do Computador:

  1. O monitor deve ficar 10° a 20° abaixo do nível dos olhos;
  2. A distância entre a tela do monitor e os olhos deve ser de 60 cm;
  3. O monitor não deve ficar de frente para a janela pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que causam desconforto;
  4. Evite excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual;
  5. Regule sempre a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade;
  6. Mantenha a tela do monitor sempre limpa;
  7. A cada hora, descanse de 5 a 10 minutos, saindo de frente do computador;
  8. Lembre-se de piscar voluntariamente quando estiver usando o micro.

Fonte: IDG Now!

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: