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Ioga e Pilates 07/03/2007

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
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A importância de movimentar o corpo diariamente

SÍMBOLO IMAGENS
Pilates: aula mexe com todo o corpo

Consideradas ‘alternativas’, sessões de ioga ou pilates trazem muitos benefícios ao organismo. Saiba por que elas fazem sucesso na malhação.

CÉREBRO – Eleva a oferta de sangue e oxigênio.

PELE – Favorece a irrigação sangüínea e previne o envelhecimento precoce, além de eliminar toxinas por meio do suor.

PULMÃO – Aumenta a absorção de oxigênio.

CORAÇÃO – Melhora a capacidade de bombeamento do sangue para o resto do corpo.

MÚSCULOS – Retarda a perda de massa muscular e diminui a taxa de gordura.

ARTICULAÇÕES – Desenvolve a flexibilidade.

OSSOS – Amplia a capacidade de fixação de cálcio.

SANGUE – Beneficia a recepção de oxigênio, diminui a concentração de colesterol ruim (LDL) e eleva a de colesterol bom (HDL).

HORMÔNIOS – Aumenta a quantidade de hormônios sexuais e reduz o nível de hormônio do estresse, o cortisol.

CIRCULAÇÃO – Dilata a rede de vasos sangüíneos, o que ajuda no controle da pressão arterial.

FONTE: ISMAEL TOLEDO, COORDENADOR DE GINÁSTICA E DANÇA DA FÓRMULA ACADEMIA (SP)

SÍMBOLO IMAGENSSAIBA COMO SE ALIMENTAR PARA…
PERDER GORDURA –
Faça um lanche leve antes da ginástica – pode ser uma fruta, que vai armazenar carboidrato diretamente no fígado, o que é ótimo para fornecer energia. “Alguns exemplos são banana, mamão e manga, ricas em frutose, que alimentam o organismo. Ou ainda um iogurte light de frutas, uma fatia de pão com geléia, um suco”, diz Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria e Bem-Estar (SP). Depois, a refeição deve ter mais proteínas que carboidratos, como peixe com legumes ou omelete com tomate.

GANHAR MÚSCULOS – Invista em bebidas isotônicas antes e durante o treino. “Assim, é possível poupar glicogênio, o que evitará perda de massa muscular”, explica Cynthia. Até duas horas depois, invista em refeições ricas em carboidratos. Sugestão: sanduíche de pão integral com peito de peru ou atum ou arroz, salada e frango.

Fonte: Revista Viva Saúde, março de 2007

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