jump to navigation

Deficiência de vitamina D no desenvolvimento altera a expressão de proteínas cerebrais em ratos adultos 25/02/2007

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

Um risco aumentado de esclerose múltipla e esquizofrenia é observado em latitudes mais altas e em pacientes que nasceram no inverno e na primavera.

Para explorar uma ligação possível entre a deficiência materna de vitamina D e estas doenças do cérebro, Lionel Almeras et al. (2007) examinaram o impacto da hipovitaminose D pré-natal na expressão de proteínas no cérebro de ratos adultos.

As fêmeas com deficiência de vitamina D engravidaram de machos com níveis normais da vitamina. As fêmeas grávidas foram mantidas com uma dieta deficiente em vitamina D até o nascimento dos filhotes, quando retornaram a uma dieta controle. Na semana 10, a expressão de proteínas no córtex pré-frontal e no hipocampo da prole foram comparadas com a dos animais controle utilizando-se uma técnica especial de eletroforese (silver staining 2-D gels) com a EM e o novo software de “data mining”.

Deficiência de vitamina D no desenvolvimento causou uma desregulação de 36 proteínas do cérebro, envolvidas em diversas vias biológicas que incluem a fosforilação oxidativa, o balanço redox, a manutenção do citoesqueleto, a homeostase do cálcio, “chaperoning”, modificações pós-traducionais, plasticidade sináptica e neurotransmissão.

Uma análise computacional destes dados revelou que (i) quase a metade das moléculas desreguladas no modelo animal mostrarou-se também com expressão errada na esquizofrenia e/ou esclerose múltipla e (ii) uma rede sináptica danificada pode ser conseqüência de uma disfunção mitocondrial.

A pesquisa foi financiada por:

  • Association pour la Recherche sur la Sclérose en Plaques (ARSEP)
  • Stanley Medical Research Institute
  • National Health and Medical Research Council of Australia
  • LFSEP/CNRS

Fonte: Almeras L, Eyles D, Benech P, Laffite D, Villard C, Patatian A, Boucraut J, Mackay-Sim A, McGrath J, Feron F. Developmental vitamin D deficiency alters brain protein expression in the adult rat: Implications for neuropsychiatric disorders. Proteomics, Feb 13, 2007.

Artigos relacionados:

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: