jump to navigation

Vitamina D pode ajudar contra esclerose múltipla, diz estudo 27/12/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

19 de dezembro de 2006

A nova pesquisa reforça resultados de estudos anteriores que examinaram por que a doença é mais comum em populações mais distantes do equador

AP

CHICAGO, EUA – Uma abundância de vitamina D parece evitar a esclerose múltipla, de acordo com estudo que avaliou mais de 7 milhões de pessoas e oferece algumas das evidências mais fortes do poder da “vitamina do sol” contra a doença.

A pesquisa descobriu que membros brancos das Forças Armadas dos EUA, com os níveis mais altos de vitamina D no sangue, tinham 62% menos chance de desenvolver esclerose múltipla que pessoas com níveis baixos da vitamina.

Não houve correlação semelhante em meio a negros ou hispânicos, possivelmente porque havia muito poucos representantes dos dois grupos na população estudada. Além disso, o corpo produz vitamina D a partir da luz solar, e a pele escura não absorve a radiação tão facilmente quanto a pele clara.

A nova pesquisa reforça resultados de estudos anteriores que examinaram por que a doença é mais comum em populações mais distantes do equador, que vivem em regiões onde há menos iluminação solar durante o ano.

O estudo será publicado na edição desta quarta-feira, 20, do periódico Journal of the American Medical Association.

O médico Alberto Ascherio, principal autor do trabalho, adverte que o resultado ainda é muito preliminar para dar margem a um conselho para que as pessoas adotem suplementos da vitamina.

Fonte: http://www.estadao.com.br/

Veja o resumo do artigo no JAMA (clique aqui)

%d blogueiros gostam disto: