jump to navigation

Vídeo (RJ – TV) denuncia falta de medicamentos especiais 22/11/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida, Utilidade pública.
trackback

PACIENTES DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO CONSEGUEM MEDICAMENTOS ESPECIAIS

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo – VEJA O VÍDEO (RJ TV)

Seiscentas pessoas sofrem de esclerose múltipla no estado do Rio de Janeiro. Muitas delas não conseguem usufruir do direito de ter acesso gratuito a medicamentos especiais. Mesmo os que vencem obstáculos burocráticos, e que fazem várias viagens à farmácia do estado, não têm garantia de obter estes medicamentos.

A esclerose múltipla, uma doença que ataca o sistema nervoso central, causa surtos que podem deixar a pessoa cega e sem movimentos das pernas e braços. A doença não tem cura mas  tem tratamento. Quem sofre de esclerose múltipla precisa tomar imunomoduladores, substâncias que diminuem a velocidade com que a inflamação ataca o cérebro e a medula.

O problema é que os remédios são muito caros. O Avonex, um dos mais usados, chega a custar R$ 5 mil.  O medicamento está na lista dos 126 remédios de alto custo financiados pelo governo federal. O dinheiro é repassado ao estado que fornece o remédio ao paciente cadastrado.

A secretaria estadual de Saúde informou que o fornecimento dos medicamentos especiais vai ser reestabelecido até a semana que vem.

Fonte: G1 – O Portal de Notícias da Globo

Uma das grandes desgraças da gente decente é que são covardes.
Queixamo-nos, calamos, jantamos, esquecemos …. (Voltaire)

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: