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Dicas sobre como manter uma vida saudável 21/11/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
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Supernutrientes

– Flavonóides: Existem mais de 4.000 tipo de flavonóides, presentes em frutas, verduras etc. Eles têm propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antivirais.
Dica: Não tire a casca da maçã, pois os flavonóides se concentram perto dela.

– Carotenóides: Existem cerca de 600 tipos de carotenóides nas plantas, mas cerca de 50 integram nossa dieta e seis exercem um papel importante na saúde. Um deles é o betacaroteno, que se converte em vitamina A.
Dica – Os carotenóides são mais bem absorvidos quando ingeridos com um pouco de gordura.

Ervas medicinais

– Matricária: É uma das ervas boas para cultivar, desde que o solo seja seco ou pedregoso e que a planta tenha uma boa exposição ao sol. As folhas podem ser comidas como salada (suas propriedades analgésicas aliviam enxaquecas)

– Hortelã: Diminui gases, inchaços e cólicas. Uma xícara de infusão feita com as folhas da planta após as refeições ajuda na digestão.

Desintoxicação

– Dicas do nível 1, para desintoxicar o corpo:
1) Substitua produtos de trigo e centeio por arroz, quinoa, milho, grão-de-bico, trigo sarraceno e araruta.
2) Troque o açúcar por pequenas quantidades de alfarroba, mel puro orgânico, tâmaras ou xarope de boldo. Tente refogar vegetais com um pouco de água fervente em vez de óleo.

– Para desintoxicar a mente: Medite durante 15 minutos todos os dias; satisfaça todos os seus sentidos ao comer.

Fontes de energia

– Para aumentar a disposição: coma peixes gordos, castanhas, pães de grãos integrais e leguminosas como lentilhas, feijões e soja

– Alimentos que diminuem a disposição: Comidas açucaradas e gordurosas, carne vermelha, álcool e produtos com cafeína

Fonte: Folha Online

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