jump to navigation

Turismo acessível ainda é um sonho no Brasil 16/11/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida, Utilidade pública.
trackback

Rede SACI 08/11/2006

Hotéis não estão prontos para turistas com deficiência e mobilidade reduzida

Maria Isabel da Silva

A estação mais quente do ano está chegando e a Região Costa do Sol (Região dos Lagos) é o roteiro perfeito para quase todos; quase, porque uma pesquisa da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa revelou um dado nada animador: dos 110 hotéis e pousadas entrevistados, apenas 28 quartos estão completamente adaptados para receber pessoas portadoras de deficiência.

De acordo com o presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado Glauco Lopes, a pesquisa demonstra que os empreendimentos turísticos do Estado, principalmente os localizados no interior, estão começando a se adequar a lei nº 4326 que foi aprovado em 2004. “A lei diz que os hotéis ou pousadas devem ter pelo menos um quarto acessível aos cadeirantes”, ressaltou.

A pesquisa foi realizada nas três cidades que mais recebem turistas na Região: Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras. Na primeira delas, apenas dois hotéis têm adaptações adequadas aos portadores. Em Búzios foi detectado o maior número de hotéis e de quartos prontos para receber os portadores de deficiência, nos 57 hotéis e pousadas consultados, existem 24 vagas prontas para estes turistas. Já entre os 15 hotéis e pousadas de Rio das Ostras, há apenas dois quartos prontos.

Maria Isabel da Silva – Jornalista/SP
Assistente de Direção/Núcleo Comunicação DMR HC FMUSP
http://www.hcnet.usp.br/haux/dmr/ – Tel.: (11) 5549.0111 R. 221

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: