jump to navigation

O que é um fisiatra? 12/11/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, O que significa?.
trackback

Dr.Paulo Cesar Trevisol Bittencourt
Professor de Neurologia/UFSC

O fisiatra é um médico especializado em medicina física e reabilitação. Fisiatras atuam em vários tipos de problemas que causam deficiências, desvantagens e incapacidades – Desde uma dor nas costas até as seqüelas causadas por um trauma na medula espinhal ou os problemas motores e cognitivos causados por um derrame, por exemplo.

Eles vêem pacientes em todas as faixas etárias e tratam problemas que tocam em todos os principais sistemas do organismo.

Estes especialistas têm como objetivos melhorar a capacidade funcional destes pacientes, tentando devolver ao máximo sua independência e, assim, melhorar a qualidade de vida destes e de suas famílias.

Fisiatras tratam dor aguda e crônica, além de desordens musculo-esqueléticas. Pacientes fisiátricos incluem pessoas com artrites, tendinites, qualquer tipo de dor nas costas e lesões relacionadas ao trabalho ou ao esporte.

Portadores de amputações dos membros (congênitas ou adquiridas) são acompanhados desde a fase de pré-amputação até a sua protetização. Portadores de câncer podem ter a sua morbidade diminuída e sua qualidade de vida melhorada através da abordagem reabilitacional.

Pacientes com desordens neurológicas como lesões medulares e cerebrais traumáticas são tratados pelo fisiatra, abordando dentro destas as suas principais complicações. Além de lesões traumáticas, outras condições como sequelas de derrame (AVC) ou esclerose múltipla, assim como problemas no desenvolvimento neuro-psico-motor de crianças também são abordados.

Fisiatras geralmente trabalham em centros de reabilitação, hospitais e em consultórios. Freqüentemente, atuam dentro da ampla área da especialidade, mas alguns se especializam em sub-áreas, como: dor crônica, neuroreabilitação, medicina esportiva, reabilitação cardíaca, entre outras áreas.

(Traduzido e adaptado do site da Academia Americana de Medicina Física e Reabilitação)

Veja também:

Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação

Sociedade Paulista de Medicina Física e Reabilitação

Fonte: http://www.neurologia.ufsc.br/index.html

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: