jump to navigation

Butantan apresenta estrutura molecular de analgésico 600 vezes mais forte que morfina 09/10/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida, Utilidade pública.
trackback

Seminário será nesta terça-feira, às 9h30, no  auditório do Museu Biológico do Instituto

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta terça-feira, 10 de outubro, às 9h30, um seminário para apresentar a estrutura química molecular do analgésico 600 vezes maior que a morfina.

A nova substância vem sendo desenvolvida há dois anos a partir do veneno de cobra cascavel. Obtida pelo Centro de Toxicologia Aplicada do órgão, não causa dependência física, como a morfina, já que age em receptores diferentes, e será mais eficaz do que os analgésicos hoje existentes para dores crônicas.

A idéia, nascida com o fundador do instituto e pioneiro no estudo de serpentes no Brasil, Vital Brazil, pôde ser colocada em prática quando se conseguiu isolar as moléculas do veneno responsáveis pela analgesia.

“A descoberta desta nova substância, extremamente potente e sem poder de dependência, pode modificar de maneira única a utilização de analgésicos em pacientes”, informa o diretor do Instituto Butantan, Otávio Mercadante.

O seminário é voltado para pesquisadores internos que atuam no Instituto e será no auditório do Museu Biológico. O Instituto está localizado na Av. Vital Brasil, 1.500.

Mais informações:
Instituto Butantan
Assessoria de Imprensa
Tiago Oliveira
Tel: 3726-8381 – 3726-9257

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde SP

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: