jump to navigation

Chá preto pode ajudar a reduzir nível de estresse, diz estudo 08/10/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
trackback

LONDRES – Uma boa notícia para os amantes de chá preto. Segundo uma pesquisa realizada pela University College London, o consumo regular da bebida ajuda a reduzir os níveis do hormônio cortisol, ligado ao estresse, no sangue. Além disso, ele previne contra alguns tipos de câncer e doenças.

A pesquisa sobre estresse foi divulgada na publicação da “Psychopharmacology”.Durante seis semanas 75 homens jovens que consumiam chá regularmente foram monitorados e divididos em dois grupos. Todos deixaram de beber chá, café e qualquer outra bebida que contém cafeína. Um grupo recebeu uma bebida feita de chá cafeinado com sabor de fruta, que tinha os compostos de uma xícara de chá preto. O outro recebeu um placebo cafeinado com sabor idêntico, mas sem os ingredientes ativos do chá. Todas as bebidas tinham a cor do chá, pois o objetivo era disfarçar alguns dos estímulos sensoriais produzidos pelo consumo de chá, como aroma e sabor.

Os pesquisadores queriam também eliminar fatores como o efeito de “conforto” associado a beber uma xícara de chá. Ambos os grupos foram submetidos a tarefas estressantes e tiveram seu nível de cortisol, pressão do sangue, plaquetas e nível de estresse auto-atribuído.

Em um testes, os participantes foram expostos a três situações geradoras de tensão – ameaça de desemprego, acusação de furto em loja ou um incidente em um asilo de idosos. Eles tinham que preparar uma resposta verbal e apresentar uma defesa na frente de uma câmera. As simulações elevaram a pressão sangüínea dos participantes do teste, gerando níveis de estresse nos participantes. Mas, cerca de uma hora depois da simualação, os níveis de cortisou tiveram uma redução média de 47% no grupo que bebeu chá em comparação a 27%, no grupo que consumiu a mistura com aparência de chá.

A ativação das plaquetas do sangue, ligada à coagulação e ao risco de ataque cardíaco, também foi mais baixa no grupo que bebeu o chá verdadeiro.Além disso, este grupo relatou que sentiu um grau de relaxamento no período de recuperação depois do teste.

– O hábito de tomar chá tem sido associado tradicionalmente ao alívio de estresse e muitas pessoas acreditam que beber chá ajuda-as a relaxar depois de enfrentar os estresses cotidianos da vida (…) mas, evidências científicas para as propriedades relaxantes do chá são muito limitadas – disse o pesquisador Andrew Steptoe disse.

Segundo ele, ainda não está claro quais os ingredientes na bebida que são responsáveis por esse efeito.

– A bebida é muito complexa, e descobriu-se que ingredientes como catequinas, polifenóis, flavonóides e aminoácidos afetam os neurotransmissores no cérebro. Mesmo assim, o estudo sugere que chá preto pode acelerar nossa recuperação das tensões da vida diária- afirma.

Apesar de não parecer que reduz os níveis de estresse que vivemos, o chá pode ter um efeito maior em baixar para níveis normais o hormônio do estresse.

– Isto tem importantes implicações na saúde porque lenta recuperação após estresse agudo já foi associada a um maior risco de males crônicos como doenças coronárias.”

Fonte: O Globo Online

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: