jump to navigation

Chá preto previne contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer 08/10/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
trackback

LONDRES – O chá preto não apenas hidrata como também pode proteger contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, segundo médicos britânicos. O estudo foi publicado na revista ”European Journal of Clinical Nutrition” e contraria a lenda de que a bebida desidrata. Os especialistas acreditam que substâncias conhecidas como flavonóides, antioxidantes presentes no chá preto, têm a propriedade de prevenir danos às células.

Carrie Ruxton, coordenadora do estudo e seus colegas do King’s College, em Londres, analisaram pesquisas anteriores sobre os efeitos do chá no organismo. De acordo com a equipe, consumir entre três a quatro xícaras de chá preto por dia pode diminuir as chances de um ataque cardíaco.

Alguns estudos indicam que o consumo de chá também protege contra o câncer, embora neste caso as evidências sejam menos claras.

Além disso, os pesquisadores puderam comprovar que a bebida promove a proteção contra a placa dentária e cáries e fortalecimento dos ossos.

– Beber chá é melhor do que beber água. A água está simplesmente repondo fluidos. O chá repõe fluidos e contém antioxidantes, portanto cumpre dois papéis – explicou Ruxton.

– O chá contém flúor, que é bom para os dentes – acrescentou a médica.

A especialista disse que a idéia de que o chá preto desidrata é um mito:

– Estudos sobre a cafeína revelam que, em altas doses, ela desidrata, por isso todos pensam que qualquer bebida contendo cafeína desidrata.

Segundo os pesquisadores, não há estudos que comprovem que o consumo de chá seja maléfico para a saúde.

Mas, estudos sugerem que o chá pode interferir na capacidade do organismo de absorver ferro dos alimentos, o que significa que pessoas que sofrem de anemia deveriam evitar beber chá durante as refeições.

Fonte: O Globo Online

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: