jump to navigation

Rituxan mostra efetividade contra a EM? 29/08/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, Utilidade pública.
trackback

As duas maiores empresas de biotecnologia, Genentech Inc. e Biogen Idec Inc., dizem que sim. Elas produzem a droga Rituxan, um anticorpo monoclonal que bloqueia as células B do sistema imune, utilizado no tratamento do linfoma não Hodgkin. Este ano a FDA (EUA) aprovou também para o tratamento da artrite reumatóide moderada a severa, em combinação com o metotrexato.

Esta semana as empresas divulgaram que o Rituxan têm mostrado pistas de efetividade contra a esclerose múltipla, mas os dados da Fase II ainda serão analisados para apresentação nos próximos congressos médicos.

“Estes resultados iniciais excederam nossas expectativas,” disse Hal Barron, médico oficial da Genentech.

No ensaio clínico, um grupo recebeu Rituxan e outro placebo. Participaram 104 adultos, nos Estados Unidos e Canadá, com a forma remitente-recorrente.

Segundo as empresas, além das taxas de efeitos colaterais comparáveis entre os dois grupos, houve redução estatisticamente significante do número total de lesões cerebrais na ressonância entre aqueles que receberam Rituxan, nas semanas 12, 16, 20 e 24, comparado àqueles que receberam placebo.

Texto editado e adaptado da matéria: Genentech, Biogen say cancer drug helps against MS (Reuters, 28/08/06).

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: