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Micronutrientes: funções e principais fontes 18/08/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
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A geriatra Jacqueline Renault, médica ortomolecular da Clínica Terapêutica Harmonya, no Rio de Janeiro, elaborou uma lista dos principais micronutrientes utilizados pela medicina ortomolecular, suas funções no organismo e principais fontes alimentícias. Confira:

 

FUNÇÃO

FONTE

betacaroteno

grande antioxidante, importante para a pele, age contra a imunodeficiência, a psoríase, e vários tipos de câncer

batata-doce, cenoura, espinafre, abóbora, manga, damasco, brócolis, pêssego, papaia, laranja

vitamina C

aumenta a imunidade, além de ser um grande antioxidante (1 simples cigarro consome entre 50 a 100 mg de vitamina C)

acerola, laranja, pimentão, kiwi, manga, melão, papaia, morango, couve-flor, limão, batata

vitamina E

importante em casos de sintomas da menopausa, displasia mamária, TPM, dismenorréia, alergias, diabetes, prevenção da catarata, nevralgia pós-herpética e na preparação de atletas

óleos de gérmen de trigo, milho, soja e girassol, leite amêndoas, batata-doce abacate, damasco, azeite de oliva

selênio

ação antioxidante, usado em tratamento de intoxicação por metais pesados

castanha-do-pará, cogumelo, salmão, ostras, gérmen de trigo, granola, carne vermelha, peito de frango, pão integral, ovos, leite, queijo

zinco

usado em imunodeficiências, gripes, infecções em geral, fadiga crônica, hipertrofia prostática, câncer e outros.

ostras, gérmen de trigo, carne vermelha, fígado, ricota, amendoim

ácido pantotênico
(vitamina B5)

é a vitamina antiestresse, usada para fadiga crônica, envelhecimento precoce e outros sintomas causados pelo estresse. Também é utilizada na preparação de atletas

fígado, iogurte, peito de frango, leite, milho cozido, gérmen de trigo, queijo, suco de laranja, pão integral

biotina
(vitamina H)

indicada para tratar a depressão, diabetes, embranquecimento e queda dos cabelos, enfraquecimento das unhas e obesidade

fígado e rins bovinos, sardinha, geléia real, gema de ovo, couve-flor, arroz integral, leite e frutas. A fonte mais abundante é a levedura de cerveja

piridoxina
(vitamina B6)

usada em casos de displasia mamária, dismenorréia, TPM, gravidez, fadiga crônica, uso de anticoncepcionais, preparação de atletas, estresse, depressão, enxaqueca, insônia, nevralgias

fígado, banana, frango, batata, levedo de cerveja, gérmen de trigo, arroz integral, couve-flor, suco de laranja, leite, ovos

cianocobalamina
(vitamina B12)

fadiga crônica, depressão, nevralgias, alergias, aumento da homocisteína, geriatria e muitos outros

fígado, ostras, atum enlatado, carne, leite

ácido fólico

usado em casos de aumento da homocisteína, fadiga crônica, psoríase, depressão, insônia, alcoolismo, lesões de pele

fígado, espinafre, feijão, suco de laranja, brócolis, alface, gérmen de trigo, repolho, banana, ovos

magnésio

usado para prevenção e no tratamento do infarto do miocárdio, hipertensão arterial, osteoporose, doenças articulares, TPM, fadiga crônica, insônia, ansiedade, depressão, prevenção do câncer

tofu, gérmen de trigo, castanha de caju, linguado, batata, chocolate em pó, espinafre, leite, pão integral, peito de frango, pão branco

Fonte: Revista Estilo Natural, agosto de 2006

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