jump to navigation

Ambiente de trabalho – depressão e estresse 12/08/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
trackback

Ameaças no ambiente de trabalho levam à depressão e ao estresse, diz estudo

Sofrer violências ou ameaças de clientes, pacientes, alunos ou colegas de trabalho agrava fortemente os riscos de se ter depressão ou doenças ligadas ao estresse, de acordo com um estudo dinamarquês publicado na mais recente edição da “Journal of Epidemiology and Community Health”.

Os pesquisadores da Universidade de Aarhus compararam as condições de trabalho de 58 mil empregados sem qualquer problema de saúde mental com um grupo de mais de 14 mil assalariados, entre 18 e 65 anos, em tratamento de depressão e doenças ligadas ao estresse, levando sempre em conta na comparação o sexo e a idade.

Os participantes do estudo foram convidados a relatar se sofreram ameaças ou violências no ambiente de trabalho nos 12 meses precedentes. Cerca de 7% das mulheres e 5% dos homens responderam ter sido ameaçados, enquanto 3,3% das mulheres e 1% dos homens relataram ainda ter sofrido violência física.

O estudo concluiu que a exposição a formas de violência em ambiente profissional eleva em 45% o risco de depressão para as mulheres e de 48% para os homens. Também agrava a freqüência de distúrbios ligados ao estresse (em comparação com quem não sofre violência no trabalho), respectivamente em 32% para as mulheres e 55% para os homens.

Com relação às ameaças, elas também pioram a saúde do trabalhador: aumentam em 48% nas mulheres o risco de depressão e em 59% nos homens o risco de doenças ligadas ao estresse.

Segundo os pesquisadores, as áreas em que os trabalhadores mais se queixam de violência e ameaças são as de educação, saúde e assistência social. Para os médicos envolvidos na pesquisa, é preciso dar prioridade à prevenção da violência no ambiente de trabalho, sob pena de um aumento considerável da incidência de distúrbios psíquicos.

Fonte: Globo Online

Anúncios

Comentários

1. Marcos - 25/08/2006

Gostaria de saber em qual edição, volume e número e sob qual título foi publicado o artigo violência no trabalho e riscos de depressão na Journal of Epidemiology and Community

2. Esclerose Múltipla - 25/08/2006

Marcos,

Apenas citamos a notícia do Globo Online, que menciona a “mais recente edição”. Por dedução, deve ser a edição de julho ou agosto.

Abraços.

3. Tica - 25/08/2006

Journal of Epidemiology and Community Health 2006;60:771-775.

Abraços.


Sorry comments are closed for this entry

%d blogueiros gostam disto: