jump to navigation

O que a psicoterapia pode fazer por você 05/08/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
trackback

Como qualquer outra doença, a esclerose múltipla pode, a princípio, abalar emocionalmente o paciente e a família, sobretudo quando se trata de uma doença que, em vários casos, pode exigir que seu portador deixe de realizar algumas atividades. Nesse caso, o paciente precisa aprender a lidar com esta nova realidade e com as novas atitudes que precisa adquirir.

A psicoterapia é uma ferramenta essencial nesse processo de aceitação da doença e no convívio com ela. Não é sem motivo que a maioria dos médicos recomenda esse tratamento para os pacientes. Com a psicoterapia, é possível reconhecer a doença, perceber que ela pode ser limitante, masque não setrata de uma “punição”, como muitos tendem a enxergá-Ia.

Da mesma forma, é importante que a família do paciente também passe por esse processo adaptativo, pois a dinâmica familiar é modificada quando a esclerose múltipla passa a fazer parte do cotidiano de todos na casa.

Portanto, se você ainda não faz algum tipo de psicoterapia (existem vários modelos), procure um com o qual se identifique. Vai lhe fazer muito bem!

Fonte: EM Destaque (periódico do laboratório Abbott), edição de março de 2006.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: