jump to navigation

Fico, a história de Raphael Levy 04/08/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Terapia Ocupacional.
trackback

fico.jpgNo meio do surf, há quem diga que a vida de um surfista daria um livro. E foi exatamente isso que aconteceu. Mais do que histórias de surf trips, Rafael Levy, o Fico, em depoimento ao jornalista e tradutor André Viana, conta a sua trajetória de lutas e vitórias. “Fico – A história de Raphael Levy”, mostra a vida de um vencedor que mesmo tendo que enfrentar as adversidades que atravessaram a sua vida, nunca desistiu da sua grande paixão, o surf.

O livro revela o caminho de um guerreiro em sua permanente luta contra a esclerose múltipla, sem jamais abandonar a sua dedicação ao surfe, seu amor por sua família, amigos e sua empresa. O que seria a sua maior “vaca”, se tornou uma grande lição de vida, mostrando que, quem tem um objetivo na vida não desiste facilmente.

A trajetória do paulistano no surf começou na sua adolescência, nas ondas de Guarujá, Litoral Sul de São Paulo, onde seus pais tinham um apartamento. Desde então, sua ligação, não só com o mar, mas com o espírito do surf, traçou a linha que seguiria para sempre. No início, como era comum naquela época, sofreu a desaprovação dos pais, que não imaginavam que hoje o filho surfista seria um grande empresário, e que teria a sua história cravada no meio do surf.

A estrada – Buscando um modo de se manter, mas sem deixar de surfar, há 20 anos, Raphael Levy começou vendendo produtos de outras empresas no Guarujá. Um tempo depois, observando o jeito que o filho tinha para os negócios, o pai, que era sócio de uma fábrica de bolsas, deu a idéia para que ele produzisse carteiras emborrachadas.

Ele desenvolveu um modelo e vendeu para uma surfwear da época, que passou a produção para uma fábrica. O produto foi um sucesso, e apesar de ter apenas um cliente, chegava a produzir 1,5 mil unidades ao mês. Porém, com o tempo, o seu produto não era mais novidade e a concorrência apareceu, fazendo com que o seu cliente pulasse fora.

Incentivado pelos amigos, Rafael desenvolveu a sua própria marca, a Fico Surfwear, batizada com o seu apelido. Empolgado com o negócio, ele lotou o seu carro com várias peças e partiu para uma viagem de trabalho e lazer até Fortaleza, no Ceará. Por onde passava oferecia os artigos e surfava. Com isso, pouco a pouco, o seu trabalho ia sendo reconhecido.

Em 1983, Fico abriu oficialmente a sua empresa em sociedade com o seu irmão Cláudio Leon Levy. Atualmente, a Fico Surfwear produz mais de 350 itens, entre camisetas, bermudas, jeans, trunks, mochilas, carteiras, cintos, bonés, calçados e óculos, vestindo com estilo dentro e fora d´água.

A marca é 100% nacional e atende a 23 estados brasileiros, através dos seus representantes. Hoje, a Fico também exporta os seus produtos para o Japão, Europa e América do Sul, onde mantém contatos e uma infra-estrutura adequada para representar sua marca e seus produtos.

Sempre apoiando eventos esportivos e culturais, a Fico desde 1996, trabalha em cima da campanha “Violência Não”. Através de palestras, blitz, distribuição de materiais promocionais e concurso de redação, a campanha estimula a reflexão sobres os problemas atuais e incentivando o movimento a favor da paz.

A marca investe principalmente no surf, patrocinando surfistas como Augusto César Saldanha, Thiago Guimarães e Philipe Glazer, no surf, e Janaína Oliveira e Leonardo Perazzo, no bodyboard. Mais informações sobre a Fico Surfwear e seus atletas no site www.fico.com.br

Informações sobre livro:

Título: FICO – A História de Raphael Levy
Autor: André Viana
Páginas:144 (128 texto + 16 com ilustrações em cores)
Público-alvo: público em geral, amantes do surfe, por familiares e portadores de esclerose múltipla e por interessados em histórias de pessoas vencedoras

Fonte: Revista Super Surf

Foto por Ricardo Macario. Fonte: Waves

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: