jump to navigation

Atriz com esclerose múltipla leva vida normal 27/07/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Utilidade pública, Você sabia?.
trackback

Sensacionalismos à parte – estão retratando a esclerose múltipla na mídia como um dramalhão de novela -, segue parte da entrevista da atriz Cláudia Rodrigues publicada na revista Caras desta semana. Cortamos as partes irrelevantes, como próteses de silicone nos seios, lipoaspiração, procura por namorado…

Quem vê a performance de Claudia Rodrigues (36) como a hilária Marinete, da série global A Diarista, não imagina que a atriz sofre de esclerose múltipla, doença incurável do sistema nervoso central que atinge principalmente mulheres de 20 a 40 anos.

O mal foi diagnosticado em 2000, quando a atriz sofreu uma forte dormência no braço esquerdo. Ela só voltou a sentir sintomas como boca repuxada e um tremor na pálpebra esquerda na semana passada. “Foi um sinal. Poderia ser outro desequilíbrio da esclerose. Fui ao médico intensificar o tratamento”, disse ela sobre a doença, que pode provocar a perda da visão e da coordenação motora. “Levo uma vida normal. Só procuro me alimentar bem, tomar vitaminas e evitar o estresse, que potencializa o problema”, acrescenta Claudia, em sua casa, no Rio, com a voz serena e pausada. “Minha maior preocupação quando descobri o mal era saber se poderia ter filhos. Fui tranqüilizada e engravidei no ano seguinte. Não tenho medo da doença. Para morrer, basta estar viva. Por isso, nunca perdi a alegria”, atesta a atriz.

(…)

– O que mudou na sua vida após descobrir a doença?
– Não tenho medo e a encaro como se fosse uma diabete. Dá para se viver perfeitamente bem com a esclerose. Apenas me cuido com o neurocirurgião Paulo Niemeyer e com o nutrólogo Sérgio Puppin.

– Que conselhos dá para quem sofre do mesmo mal?
– Acho que Deus me pôs aqui com a função de não só fazer as pessoas felizes e rirem, mas também de aliviá-las. De dizer que eu tenho problemas. Existem doenças muito mais graves. O importante é levar a vida da forma mais feliz possível.

Fonte: Revista Caras – edição 664, de 28/07/2006

Anúncios

Comentários

1. José Carlos - 27/07/2006

Se você realmente estiver co esclerose múltipla saiba que Santos Dumeont também tinha

2. Esclerose Múltipla - 28/07/2006

Obrigada pela visita, José Carlos.

Nós já falamos sobre Santos-Dumont aqui: https://esclerosemultipla.wordpress.com/2006/03/07/santos-dumont-1873%e2%80%931932/.

Um abraço.

3. Valéria A.F. Palhares - 30/07/2006

Qual exame que detecta a doença ?
Qual especialista devo procurar ex:neurologista….?

4. Tica - 31/07/2006

Prezada Valéria,

Temos o link para um excelente texto sobre EM, veja no post: Conhecer Melhor a Esclerose Múltipla

O profissional que trata de pacientes com EM é o neurologista.

Obrigada pela visita.


Sorry comments are closed for this entry

%d blogueiros gostam disto: