jump to navigation

Potenciais evocados 23/07/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, Utilidade pública.
trackback

Os potenciais evocados são respostas eletrofisiológicas do córtex cerebral a estímulos sensoriais externos. Existem três diferentes tipos de potenciais evocados: visuais, auditivos e somatosensoriais.

pevisual.jpgOs potenciais evocados visuais (PEV) são testados colocando-se eletrodos na região posterior do couro cabeludo (lobo occipital) e estimulando a visão de cada olho separadamente através de uma tela quadriculada que passa em uma tela de computador. A resposta obtida é o potencial evocado visual. Sua principal indicação é a detecção de lesão assintomática da via visual em pacientes com suspeita de esclerose múltipla.

Os potenciais evocados auditivos são testados colocando-se eletrodos na região lateral do couro cabeludo (lobo temporal) e estimulando a audição de cada ouvido separadamente através de um fone que emite um click sonoro. A resposta obtida é o potencial evocado auditivo. A principal indicação é no estudo das lesões do nervo coclear com perda auditiva, como pode ocorrer no neurinoma de acústico e na síndrome de Meniere.

Os potenciais evocados somatosensoriais (PESS) são testados colocando-se eletrodos na região súpero-lateral do couro cabeludo (lobo parietal) e estimulando as fibras sensoriais somáticas dos nervos mediano (braço) e tibial (perna) de cada lado separadamente atravé de choques elétricos de baixa intensidade. A resposta obtida é o potencial evocado somatosensorial. A principal indicação é no estudo das lesões do cordão posterior da medula que podem estar presentes nas mielopatias de diversas etiologias.

Fonte: EMGlab

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: