jump to navigation

Terapia Ocupacional 22/07/2006

Posted by Esclerose Múltipla in O que significa?, Qualidade de vida.
trackback

simbolo_terapia.gifÉ uma ciência da saúde que tem como objeto de estudos a cinética do homem e suas relações com atividades ocupacionais, em todas as suas formas de expressão, quer nos desvios patológicos, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, tendo como meta restaurar a capacidade fisico-mental do indivíduo.

Trata o ser humano em sua totalidade, proporcionando-lhe condições para uma qualidade de vida digna. Este é o princípio da Terapia Ocupacional, profissão regulamentada pelo Decreto–lei 938 de 13 de outubro de 1969, cuja atuação vai além do aspecto patológico: busca promover o indivíduo na esfera biopsicossocial.

O Terapeuta Ocupacional

Profissional da saúde, com formação acadêmica superior, capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Habilitado a elaborar o diagnóstico terapêutico ocupacional, compreendido como avaliação cinetico-ocupacional e a partir deste, prescrever e executar as atividades selecionadas com o objetivo de desenvolver e recuperar aspectos físicos, mentais e sociais. A atuação do Terapeuta Ocupacional abrange todas as fases de vida de um indivíduo e sua intervenção tem como propósito a promoção do bem-estar, redução ou correção de disfunções, estimulação e reforço de capacidades funcionais remanescentes, facilitando o processo de aquisição das habilidades e funções essenciais, que tornem o indivíduo mais adaptado e inserido no seu meio social.  

Terapia Ocupacional – Áreas de Atuação  
     
   Terapia Ocupacional Clínica

A) Hospitais Gerais e Psiquiátricos
B) Ambulatórios
C) Consultórios
D) Centros de Reabilitação
E) Clínicas

 Saúde Coletiva

A) Programas institucionais
B) Ações Básicas de Saúde
C) Terapia Ocupacional do Trabalho
D) Vigilância Sanitária
E) Creches
F) Escolas

 Educação

A) Docência (níveis secundário e superior)
B) Extensão
C) Pesquisa
D) Supervisão (técnica e administrativa)
E) Direção e coordenação de cursos

 Outras

A) Indústria de equipamentos de uso Terapêutico Ocupacional
B) Cargos de Gerência, de Diretorias em instituições públicas e privadas.
C) Supervisões
D) Controle e Avaliação de municípios, estados e federal

Fonte: Crefito

%d blogueiros gostam disto: