jump to navigation

Não ao Tabaco – Fumar Está fora do programa 11/07/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

coracao_ms.jpgAlimentação saudável, atividade física e nada de cigarro. Aí, sim, sua saúde vai estar completa. Afinal, só para começar, o cigarro rouba o oxigênio do sangue e o fôlego necessário para prática de esportes e outras atividades físicas.

Nunca é demais lembrar: além das altas doses de monóxido de carbono, o mesmo gás que sai dos canos de descarga de automóveis, quem fuma sujeita o próprio corpo a milhares de outras substâncias tóxicas.

Essas substâncias causam câncer, infarto, enfisema e impotência sexual, dentre outras doenças graves e fatais. Em ambientes fechados, a fumaça de cigarros, charutos e outros prejudica até quem não fuma, causando diversos males, principalmente em crianças, que podem contrair pneumonia, bronquite, sinusite, otite e uma série de outras doenças que nenhuma criança merece.

Pense no que poderia comprar com o dinheiro que gasta com cigarros. Você poderia investir em alimentos mais saudáveis, passeios e outras coisas boas da vida.

Uma decisão fácil: dizer NÃO
Se você não fuma, mas está pensando em começar, pense bem. É muito mais simples dizer não agora do que tentar parar depois.

Uma decisão difícil: dizer SIM
Parar de fumar exige força de vontade, todos nós sabemos disso. Mas as vantagens dessa decisão são tantas e as razões são tão fortes, que vale a pena tentar. Se necessário, peça ajuda para os amigos, para seu médico, para quem lhe quer bem. Com determinação e a força dos mais próximos, você vai conseguir dar esse bom exemplo. Diga sim à vida e pare de fumar.

**********************

Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: