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Entenda os Rótulos dos Alimentos 11/07/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
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coracao_ms.jpgAs informações nutricionais são úteis para uma escolha adequada de alimentos embalados. Veja como utilizá-las!

Porção: É a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.

Medida Caseira: Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir quantidades de alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa.

% VD: É um número em percentual que indica quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias.

Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD.

Veja os valores diários de referência:
Valor energético – 2.000 kcal/ 8.400kJ
Carboidratos – 300g
Proteínas – 75g
Gorduras totais – 55g
Gorduras saturadas – 22g
Fibra alimentar – 25g
Sódio – 2.400mg

Não há valor diário de referência para as gorduras trans.

A apresentação da medida caseira é obrigatória. Essa informação facilita o entendimento das informações nutricionais

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção – g ou ml (medida caseira)

tabela_alim.JPG

O que significam os itens de declaração obrigatória nos rótulos:

Valor energético – é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional, o valor energético é expresso em forma de quilocalorias e quilojoules.

Carboidratos – são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo. São encontrados em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces em geral.

Proteínas – são componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção do nosso organismo. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, nos feijões, na soja e na ervilha.

Gorduras totais – as gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção de vitaminas: A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gordura encontradas em um alimento.

Gorduras saturadas – tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, bacon, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado, porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Gorduras trans (ou ácidos graxos trans) – tipo de gordura encontrado em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos de pacote, produtos de panificação, alimentos fritos e qualquer alimento que utilize em sua preparação as gorduras vegetais hidrogenadas. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que dois gramas de gorduras trans por dia.

Fibra alimentar – tipo de carboidrato presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino e ainda reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e doenças do coração. Procure consumir alimentos com altos % VD de fibras alimentares.

Sódio – está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura), devendo ser consumido com moderação, uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Evite os alimentos que possuem altos % VD de sódio.

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Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde  


 

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