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Atividade Física – Esse movimento É POR VOCÊ 11/07/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
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coracao_ms.jpgOs Ministérios da  Saúde e do Esporte advertem: caminhar, sorrir, dançar, brincar, nadar, jogar no time da  rua, pedalar, tudo faz bem à saúde, se for praticado com regularidade. Você não precisa ser um atleta olímpico, nem freqüentar uma academia de ginástica, basta escolher uma atividade que lhe dê prazer e ficar firme no propósito de se fazer bem. Afinal, a prática de um esporte, de uma atividade de lazer ou uma simples caminhada lhe traz muitas vantagens, sem falar nos novos amigos que você pode fazer. Participe e estimule as brincadeiras ativas com as crianças. Relembre as atividades de sua infância e estimule seus filhos a praticá-las. É bom para o corpo e para a sua relação com eles!

O que você ganha:

· Fortalece os músculos e ossos;
· Melhora a qualidade do sono;
· Melhora a freqüência dos batimentos do coração e a circulação do sangue.

O que você evita, controla ou diminui:

· Riscos de doenças cardiovasculares (hipertensão, infarto);
· Ansiedade e depressão;
· Obesidade e diabetes (açúcar no sangue);
· Osteoporose;
· Alguns tipos de câncer.

O que você deve lembrar:

· Nunca caminhe ou pratique esportes em jejum e procure manter-se bem hidratado;
· A companhia de alguém de que você gosta torna seus exercícios mais agradáveis;
· Dê preferência a lugares apropriados como parques, praças, e centros de esporte e lazer, com  boa iluminação e segurança;
· Na prática de exercícios, procure orientação profissional e respeite seus limites.

Busque as horas mais frescas do dia e evite a exposição exagerada ao sol.

O que pode mudar agora mesmo:

· Evite usar elevadores; se possível, use escadas ou rampas;
· Junte a turma do prédio, da rua, do bairro ou da escola para jogar vôlei, peteca, ou uma boa pelada;
· Leve o cachorro para passear;
· Saia para dançar;
· Procure estacionar o carro um pouco mais longe do destino, ou desça da condução um ou dois pontos antes.

Antes de praticar exercícios, consulte seu médico.

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Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde

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