jump to navigation

Alimente sua saúde 11/07/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

coracao_ms.jpgA qualidade da sua alimentação está diretamente ligada à qualidade da sua saúde. Comidas saudáveis, como frutas e verduras, cereais, carnes e até mesmo o  feijão-com-arroz de todo dia são muito importantes para prevenir doenças.

Já os alimentos com muito sal, açúcar e gordura podem prejudicar a saúde e aumentar os riscos de doenças. Por isso, siga as dicas do Brasil Saudável:

::. Coma mais frutas, legumes e verduras. Varie, invente, ponha mais cor no seu prato. Conheça e utilize a variedade desses alimentos disponíveis na sua região.

::. Procure comer arroz e feijão pelo menos uma vez ao dia. Nossos avós estavam certos. A combinação de arroz e feijão é ótima para a saúde. Prepare-os com pouca gordura, temperando com ervas naturais para realçar o sabor. Feijão cozido nas saladas é também uma ótima opção!

::. Reduza o consumo de alimentos gordurosos. Carnes com capa de gordura, salsichas, lingüiças, mortadelas, frituras e salgadinhos: tudo isso pode ser muito gostoso, mas faz mal à sua saúde. Tente reduzir o consumo para, no máximo, uma vez por semana.

::. Diminua o sal. A maioria de nós, brasileiros, tem o hábito de comer com muito sal. Mas comidas salgadas podem aumentar a pressão do sangue. Não adicione sal às comidas prontas e às saladas. Evite também temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos que contém muito sal.

::. Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia. O corpo funciona melhor se você comer quantidades menores, mais vezes ao dia. Pular uma refeição, ou comer demais em uma delas, atrapalha a digestão e pode fazer você ganhar peso.

::. Evite o açúcar. Bolos, doces, biscoitos, refrigerantes, sucos artificiais e outros alimentos com açúcar, quando consumidos em excesso, podem causar obesidade e cáries. Tente reduzir seu consumo para, no máximo, duas vezes por semana. Evite acrescentar açúcar aos sucos, vitaminas e ao leite.

::. Maneire no álcool. Você já sabe que o consumo de bebidas alcoólicas causa muitos acidentes, mas precisa lembrar também que o álcool faz mal à saúde. Evite o consumo diário.

::. Coma mais devagar. A correria do dia-a-dia não pode atrapalhar suas refeições. Apreciando melhor o prato, mastigando mais devagar, você se dá um tempo para relaxar e ainda ajuda a digestão.

::. Fique de olho em seu peso. Existe uma fórmula para saber se você está dentro dos limites saudáveis. Ela se chama IMC, Índice de Massa Corporal, e mede a relação do seu peso com a sua altura. Os limites saudáveis do IMC encontram-se entre 18,5 e 24,9kg/m2.

Como calcular seu IMC:
IMC=PESO (Kg)
Altura (m) x Altura (m)

**********************

Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde

Anúncios

Comentários

1. mayara - 17/08/2006

oi!!
bom eu gostaria de saber quais são os alimentos enlatados que prejudicam a saude?
e qual não faz?

muito obrigada..

2. Esclerose Múltipla - 19/08/2006

Mayara,

Enlatados, de um modo geral, não são considerados “saudáveis”. Para mais detalhes, sugerimos que consulte um nutricionista.

Abraços.

3. thamyres - 21/08/2006

oiii…
gostaria de saber quais são os alimentos menos saudadeveis?

obrigada….

4. Esclerose Múltipla - 21/08/2006

Thamyres,

Sobre esse assunto, sugerimos que consulte um nutricionista.

Abraços.


Sorry comments are closed for this entry

%d blogueiros gostam disto: