jump to navigation

Células-Tronco, A Nova Fronteira da Medicina 10/07/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, Utilidade pública.
trackback

celulas-tronco-livro.gifMARCO ANTONIO ZAGO & DIMAS TADEU COVAS

Células-Tronco, A Nova Fronteira da Medicina tem sua publicação em momento de grande interesse por parte da mídia e de curiosidade da população sobre as possibilidades de cura de doenças crônicas, como cardiopatias, diabete melito, pneumopatias, doenças genéticas e outras de prognóstico grave – câncer e acidentes vasculares cerebrais, por exemplo. No entanto, diferente do que se pensa, há um longo caminho a percorrer para a conquista do sucesso terapêutico. Não há palavra definitiva e muitos anos de pesquisa biológica e médica estão por vir, dentro do modelo do método científico – com experimentos bem controlados e testes clínicos minuciosamente planejados – para se aplicar estes novos conhecimentos com toda segurança à prática médica. De forma sucinta pode-se dizer que as pesquisas com células-tronco atendem a três principais objetivos: a. explicação do desenvolvimento humano – da diferenciação, especialização e proliferação celular; b. aplicações médicas; e c. geração de linhagens celulares humanas para testes de drogas in vitro.

Sobre os autores:

Marco Antonio Zago
Professor Titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto. Diretor Científico do Hemocentro de Ribeirão Preto. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Preto, SP

Dimas Tadeu Covas
Professor-associado de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Pesquisador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto. Diretor-presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto.

Fonte: Livraria Atheneu

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: