jump to navigation

Constituinte do chá verde exerce efeito protetor na encefalomielite auto-imune experimental 17/06/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

Nota: Estudos em animais e in vitro são utilizados com fonte de informação sobre os mecanismos de ação que podem estar envolvidos na relação entre a substância e a doença, e podem também ser usados para gerar hipóteses ou para explorar o mecanismo de ação, mas não podem dar um suporte adequado a relação entre a substância e a doença em humanos. (FDA)

**********************

Aktas O., Prozorovski T., Smorodchenko A. e colegas, cha.JPGpublicaram um estudo que demonstrou o papel anti-inflamatório e neuroprotetor de um constituinte do chá verde, o epigalocatecino-3-galato (EGCG), na encefalomielite auto-imune (EAE) experimental.

O EGCG reduziu a severidade clínica quando administrado (via oral) no início ou após o início da EAE, limitando a inflamação cerebral e reduzindo o dano neuronal.

O estudo demonstra, pela primeira vez, que as propriedades anti-inflamatórias do EGCG são mediadas pela regulação para baixo do fator de transcrição NF-κB nas células T. O fator de transcrição NF-κB regula a expressão dos genes que codificam as citocinas pró-inflamatórias e quimiocinas.

Criaram a hipótese de que a propriedade neuroprotetora direta do EGCG, como removedor de radicais livres, pode ser em função de sua estrutura molecular.

Para os autores, desde que o tratamento disponível consiste somente em agentes imunomoduladores, compostos do chá verde, como o epigalocatecino-3-galato, são candidatos para o tratamento da esclerose múltipla, pois exibem características antiinflamatórias e neuroprotetoras. A administração oral e boa tolerabilidade seriam algumas das vantagens adicionais que citam.

Especularam que as propriedades descritas no estudo podem contribuir para a baixa taxa de prevalência da EM nas populações asiáticas que consomem tradicionalmente o chá verde.

Fonte: Aktas, Orhan, Prozorovski, Timour, Smorodchenko, Alina, Savaskan, Nicolai E., Lauster, Roland, Kloetzel, Peter-Michael, Infante-Duarte, Carmen, Brocke, Stefan, Zipp, Frauke. Green Tea Epigallocatechin-3-Gallate Mediates T Cellular NF-{kappa}B Inhibition and Exerts Neuroprotection in Autoimmune Encephalomyelitis. J Immunol 2004 173: 5794-5800.

Artigos científicos relacionados:

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: