jump to navigation

Tratos visuais na substância branca de primatas: implicações para a EM 03/06/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

Organização dos tratos visuais na substância branca no cérebro de primatas: implicações para a esclerose múltipla

1 Canela, J. P. F.* ; 2 Pinon, M. C. G. P. ; 3 Gattass, R. ; 4 Cowey, A. ; 5 Perry, V. H.
1, 2 , 3 Neurobiologia – IBCCF, UFRJ; 4 Experimental Psychology, Oxford University; 5 CNS Inflammation, University of Southampton. 
 
Objetivo:
A Esclerose Múltipla não é somente uma doença desmielinizante no Sistema Nervoso Central, as lesões envolvem também danos aos axônios. As consequencias funcionais dessa perda irreversível de axônios em uma lesão focal na substância branca (WM) irá depender do número de axônios lesados dentro de um trato. Muito pouco é sabido sobre a precisão da ordem das fibras dentro da substância branca do cortex de primatas. Este projeto dedica-se a investigar a distribuição e topografia dos tratos da Área Visual Primária (V1) na substância branca do cérebro de macacos.


 
 
Métodos e Resultados
:
Seis hemisférios de macacos Cebus apella foram estudados, onde injecões de prolina e leucina (100 mCi) foram realizadas em diferentes exentricidades dentro da área V1 sob registro eletrofisiológico. Decorrido um período de sobrevida de cerca de 6 dias, os animais foram perfundidos e os cérebros colocados em formol-sucrose para crioproteção. Cortes obtidos por criotomia foram submetidos ao método autorradiografico (Cowan e colaboradores,1972). Após exposição de duas semanas a dois meses, as lâminas foram reveladas empregando revelador Kodak D-19 e em seguida contra-coradas. Finalmente, os cortes foram estudados tanto por microscopia de campo claro como de campo escuro para delimitar os tratos marcados. Estes foram plotados com a ajuda de um graficador X- Y acoplado ao microscópio Leitz. Com o auxílio de uma câmera CCD, imagens dos tratos na substância branca foram também capturadas. Os tratos visuais foram claramente distinguidos e seguem cursos distintos. Em um caso, com múltiplas injeções em diferentes exentricidades, foi possível distinguir tratos separados na substância branca provenientes da fissura calcarina e do operculo, sugerindo a existência de uma organização topográfica. Também foi visto que os tratos se dividem em certos pontos formando uma trajetória bem definida na substância branca. Os tratos marcados mostram porém uma certa desorganização das fibras que saem de uma mesma injeção. Para termos uma medida da topografia mais fina dos tratos foi comparado a área ocupada pelos tratos, a área da injeção e a área total da substância branca compreendida entre o sulco central até o polo posterior do hemisfério.
 
 
Conclusões:
Os resultados analisados sugerem a existência de uma organização topografica dos tratos visuais na substância branca 
 
Apoio Financeiro: FUJB ,CNPq ,FAPERJ ,PRONEX 

Pesquisa apresentada na XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (2001).

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: