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Dicas para uma boa noite de sono 31/05/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Qualidade de vida.
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  • Não beber água durante o jantar. Procure se hidratar durante o dia, tomando de dois a três litros de água. Beber água à noite te leva a acordar para ir no banheiro, interrompendo o sono.
  • Não acordar com despertador. Você não pode acordar quando está dormindo. Isto é mau. Você tem que acordar quando o organismo dá o sinal. Parece óbvio, mas esse ponto é fundamental!
  • Durma mais cedo. Se você dormir mais cedo, vai conseguir acordar sem despertador e sem perder a hora. Não existe um número de horas padrão. Vai depender da necessidade de cada organismo. Pode ser entre 7, 8 , 10 e até mesmo 11 horas de sono por dia. Até o século XIX, o homem dormia 10 horas por dia em média. Depois da revolução industrial, o homem foi impelido a levantar da cama e passou a dormir oito horas por dia ou até menos.
  • Não coma nada pesado à noite, para o seu organismo não precisar fazer o árduo trabalho de uma digestão pesada, na hora em que você dorme, ele já tem o grande encargo de reparar os danos do dia.
  • Depois das quatro horas da tarde, evite café, chá preto, refrigerantes do tipo cola, chocolate e bebidas alcoólicas, pois tudo isso excita o organismo. O álcool provoca uma sensação de relaxamento, mas o sono de quem está alcoolizado não é reparador.
  • Pratique exercícios como correr e caminhar, para cansar o organismo fisicamente, para poder relaxar e dormir. Durante a atividade física estamos repousando o cérebro, quanto mais fazemos o movimento físico, mais repomos o mental.
  • Ao chegar do trabalho, coloque o seu motor em stand by. Não trate de negócios, não atenda celular, não leve trabalho para casa. Respeite-se, proteja-se, não se excite.- O sexo apazigua o espírito e traz uma boa noite de sono.
  • Atávicamente, o sono dá seus sinais, por exemplo, às 18h30, as 19h00, às 19h30, às 21h00… Você sente uma vontade de dormir, mas não se deita. Depois que o organismo reclama várias vezes por ele, acaba desistindo e a conseqüência é a falta de sono, quando você deita na cama mais tarde.
  • Mas como faço para ter sono mais cedo? Apenas deite-se e fique em paz, não é preciso fazer força.
  • Mais uma vez, o sono tem que ser reparador, contínuo e profundo.

Fonte: Nuno Cobra

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