jump to navigation

Riso e choro incontroláveis 22/05/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, Você sabia?.
trackback

pba.JPGA doença pseudobulbar (conhecida como PBA ou incontinência emocional) é uma condição que envolve episódios de riso e/ou choro incontroláveis. Ocorre na esclerose múltipla (cerca de 10% dos pacientes) e em outras condições neurológicas como esclerose lateral amiotrófica (ALS), acidente vascular cerebral, traumatismo cerebral e demência de Alzheimer.

Há perda repentina do controle emocional (riso e/ou choro) em ocasiões múltiplas, em resposta a estímulos não específicos, isto é, as crises podem ocorrer sem um fator precipitante de alegria ou tristeza. Quando começam, a pessoa é incapaz de parar espontaneamente. Apesar de causar um sofrimento considerável para os pacientes e cuidadores, é pouco reconhecida e tratada.

Agentes usados para tratar doenças psiquiátricas, particularmente os antidepressivos tricíclicos e inibidores seletivos da recaptação de serotonina (p.ex. fluoxetina), são utilizados para aliviar este problema e agem de modo difuso em vias neurais mais do que na expressão motora da emoção.

O dextrometorfan, um antitussígeno comum, tem como alvo específico os receptores sigma (1) concentrados no tronco encefálico e no cerebelo. Esta ação fornece a possibilidade de atingir as regiões implicadas na expressão emocional. Quando administrado em combinação fixa com a quinidina, o dextrometorfan é eficaz no tratamento da PBA em pacientes com o ALS. Resultados preliminares sugerem que esta terapia é eficaz também na PBA relacionada à EM.

Fontes:

  1. Miller A. Pseudobulbar affect in multiple sclerosis: Toward the development of innovative therapeutic strategies. J Neurol Sci.2006 May 2
  2. Sarah Minden. Pseudobulbar Affect (Uncontrollable Laughing and/or Crying). National MS Society

Clique aqui para baixar o artigo (em inglês) da National MS Society (EUA) sobre PBA na EM.

Citado e editado por Tica.

%d blogueiros gostam disto: