jump to navigation

LACTRIMS 07/05/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, Utilidade pública.
trackback

O Comitê Latino-Americano de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (LACTRIMS) tem como missão promover pesquisas sobre a esclerose múltipla, estimular a prática clínica em centros de esclerose múltipla, informar e educar os portadores e seus familiares, estimular o interesse e a cooperação de profissionais de saúde em equipes multidisciplinares com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores de esclerose múltipla e facilitar a criação de centros de atenção e associações ou ONG em cada região.

O LACTRIMS foi fundado em Assembléia realizada em Cartagena de las Índias, Colômbia, no dia 11 de outubro de 1999, durante o X Congresso Pan-Americano de Neurologia. A presidência atual é do Dr. Marco Lana-Peixoto (Brasil) e o coordenador do comitê científico é o Dr. Edgardo Cristiano (Argentina). Os membros do comitê científico são especialistas de vários países da América Latina, incluindo o Brasil.

O comitê científico, atualmente, está envolvido na pesquisa da neuromielite óptica na América Latina e a prevalência da EM na América Central e Peru. Os projetos que estão em desenvovimento visam a EM na infância e a prevalência de bandas oligoclonais no líquor na EM na América Latina. O LACTRIMS tem parceira com o Consortium of Multiple Sclerosis Centers (CMSC), o que facilita o intercâmbio de informações científicas sobre a doença.

De 28 de Junho a 1 de Julho de 2006, acontecerá o Quarto Congresso do LACTRIMS na Ilha Margarita (Venezuela) que abordará a genética, critérios atuais de diagnóstico e critérios de cautela no diagnóstico, primeiro episódio desmielinizante, formas pouco freqüentes de apresentação, avanços no tratamento da neuromielite óptica, espasticidade, bexiga neurogênica, reabilitação e muitos outros assuntos.

O site do LACTRIMS está com novo visual e tem como objetivo ser um veículo dinâmico de interação entre seus membros, de informação sobre suas atividades e dos avanços no conhecimento da Esclerose Múltipla na América Latina e no mundo. Também pretende transforma-se em uma fonte de consulta e acervo de material educativo. O comitê responsável pela implementação e manutenção do website tem a coordenação de Dra. Yara D Fragoso que escreveu um artigo objetivo e esclarecedor sobre os Mitos e Verdades na EM.

A área científica do site tem um espaço para a publicação médica de palestras e apresentações. É só o profissional interessado enviar o material em Word ou Powerpoint para a Editora do website do LACTRIMS.

Fonte: LACTRIMS

Citado e editado por Tica

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: