jump to navigation

Sistema de Informações sobre Deficiências 27/04/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Utilidade pública.
trackback

sicorde.gifO Sistema de Informações da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência assume, após o Decreto nº 3.298/99, Capítulo X, Art. 55, o papel catalizador e disseminador de informações sobre políticas e ações na área da deficiência.

O objetivo do SICORDE é desenvolver uma série de bases de dados informativos (Infobases), na área da deficiência, para uso de organizações governamentais e não-governamentais, nacionais e estrangeiras, universidades, pesquisadores, especialistas e dos próprios portadores de deficiência e demais interessados na questão. Além disso, a edição e distribuição de títulos na área da deficiência é outra atividade que faz parte do Sistema.

Este Sistema mantém intercâmbio de informações com instituições congêneres no Brasil e de outros países e internacionais.

Como funciona

O Sistema prevê o intercâmbio de informações via internet e de forma presencial, podendo ser conectado a outras redes de informações nacionais e estrangeiras,

Essa conexão lhe permite acesso a bases de dados de organizações no Brasil e no Exterior, que amplia consideravelmente o leque de informações úteis em matéria de deficiência.

O acesso poderá ser feito por intermédio da INTERNET e nos locais onde funcionam os Núcleos Regionais, estabelecidos por meio de parcerias.

O Sistema está sendo gradativamente descentralizado para capitais de diversos estados da Federação. Nada impede que sejam estabelecidas sedes regionais constituídas por organizações governamentais e não-governamentais.

Serviços que oferece

Por intermédio da INTERNET ou E-Mail, ou ainda por meios convencionais de comunicação (telefone, fax e carta) e de forma presencial.

As informações contemplam as seguintes áreas:

  • Legislação : contendo coletânea da legislação federal, estadual e de alguns municípios;
  • Ajudas Técnicas: constituída por equipamentos e utensílios destinados a melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência. Será disponibilizado por meio de links com instituições especializadas na área da deficiência.
  • Cadastral : contendo informações sobre órgãos públicos e organizações não governamentais (federações e similares).
  • Eventos: onde poderão ser divulgados eventos a ocorrer no ano em curso.
  • Publicações: contendo uma sinópse da Linha Editorial da CORDE, referências bibliográficas. Sempre que possível estarão disponibilizados o inteiro teor das publicações esgotadas para download.
  • Câmaras Técnicas : conteúdo integral das Câmaras Técnicas realizadas, comunicando os resultados obtidos.
  • Propostas Legislativas: contendo propostas dos textos legislativos que tratam da regulamentação de direitos relativos ao segmento das pessoas portadoras de deficiência.

Para conhecer melhor o SICORDE clique aqui.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: