jump to navigation

Variante da EM: doença de Schilder 26/04/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

O que é a doença de Schilder?

Nota: Doença de Schilder não é doença de Addison-Schilder (adrenoleucodistrofia). A doença de Schilder é uma doença rara, desmielinizante e progressiva que geralmente ocorre na infância. Caracteriza-se por placas gigantes de desmielinização que afetam grandes áreas do córtex cerebral. Os sintomas incluem demência, afasia, convulsões, mudanças na personalidade, desatenção, tremores, problemas de desequilíbrio, incontinência, fraqueza muscular, dor de cabeça, vômito e prejuízo na fala e visão. A doença é uma variante da esclerose múltipla.

Há algum tratamento?
O tratamento para esta doença segue os padrões da esclerose múltipla e incluem corticosteróides, beta-interferon ou terapia imunossupressora e tratamento sintomático.

Qual é o prognóstico?
Assim como a esclerose múltipla, não há como predizer o curso e o prognóstico da doença de Schilder. Para alguns indivíduos a doença é progressiva com curso constante e sem remissão. Outros podem experienciar melhoras significativas e até remissões. Em alguns casos a doença de Schilder é fatal.

Fonte:Schilder’s Disease Information Page: National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS)

Citado e editado por Tica

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: