jump to navigation

FDA não aprova uso medicinal da maconha 21/04/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico, Você sabia?.
trackback

A Food and Drug Administration (EUA) anunciou que não apóia o uso da maconha para finalidades médicas. Segundo comunicado oficial, “nenhum estudo científico conclusivo deu suporte ao uso médico da maconha para tratamentos nos EUA, e nenhuma pesquisa com animais ou humanos provou a segurança ou eficácia da maconha para uso médico em geral.”

A declaração contradiz uma descoberta do Institute of Medicine, parte da National Academy of Sciences, que relata que “os componentes ativos da maconha são potencialmente eficazes no tratamento da dor, náuseas, anorexia da AIDS e outros sintomas, o que deve ser avaliado com rigor em testes clínicos.”

Bruce Mirken, diretor de comunicações do Projeto de Políticas da Maconha (Marijuana Policy Project), disse: “Se alguém precisava de prova de que a FDA se transformou num órgão totalmente político, aqui está ela. Essa não é uma declaração científica; é uma declaração política.”

Souder, do subcomitê de política de drogas estadunidense, afirma que a promoção do uso medicinal da maconha “é apenas uma brecha para a legalização da maconha para uso recreativo. Os estudos rejeitaram continuamente a noção que a maconha seja apropriada para o uso médico porque impacta adversamente a concentração, a memória, os pulmões, a coordenação motora e o sistema imunológico.”

A declaração do FDA informa, ainda, que “atualmente há evidências claras de que fumar maconha é prejudicial (…) e há medicamentos alternativos aprovados pela FDA para o tratamento de muitos dos usos propostos.”

Mirken responde: “Há várias provas de que a maconha pode ajudar pacientes de câncer, de esclerose múltipla e de AIDS. Não há nenhuma dúvida científica que a maconha alivia náuseas, vômito, determinados tipos de dor e outros sintomas que não respondem bem às drogas convencionais, e o faz com mais segurança do que outras drogas. É vergonhoso o FDA ignorar todas essas evidências.”

Leia aqui o que já foi publicado na Folha Online sobre o uso medicinal da maconha.

Fonte: The Associated Press / MSNBC

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: