jump to navigation

Doenças auto-imunes 27/03/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

Por Roger A. Levy

Doenças auto-imunes são decorrentes do ataque do sistema imune contra si mesmo. As causas e os mecanismos que levam a isso não são completamente conhecidos. Várias especialidades médicas lidam com doenças auto-imunes e poucas vezes esses especialistas têm a oportunidade de rever os seus conhecimentos e trocar experiências com colegas de outras áreas.

As doenças auto-imunes podem ser classificadas como: a) órgão-específicas (que têm como alvo um único órgão) como tireiodite de Hashimoto, hepatite auto-imune, diabetes melitus, pênfigo, doença celíaca e esclerose múltipla; ou b) sistêmicas-generalizadas, como artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico e síndrome de Sjogren. Se consideradas em conjunto, essas doenças afetam de 5% a 10% da população no mundo industrializado. Esses números podem aumentar se considerarmos que a aterosclerose também decorre de um fenômeno auto-imune.

A incidência de doenças auto-imunes é maior quanto menor é a de doenças infecciosas e parasitárias. Além disso, com a eficiência dos programas de prevenção de câncer e dos tratamentos de doenças infecciosas, as doenças auto-imunes se tornaram mais freqüentemente detectadas, mas seu diagnóstico pode ser difícil e demorado. O mecanismo dessas doenças vem sendo desvendado nos últimos anos, e com isso novos avanços nos métodos de diagnóstico e tratamento estão sendo cada vez mais rapidamente incorporados na prática médica.

Hoje em dia é fundamental que se diagnostiquem essas doenças no seu inicio, desde que já dispomos de tratamentos que impedem a sua evolução com seqüelas, que são muitas vezes irreversíveis. Doenças que eram tratadas apenas sintomaticamente agora são controladas, e as pessoas acometidas, que tinham sua qualidade de vida comprometida, agora podem trabalhar e desfrutar de uma vida integrada à sociedade.

Agora em abril acontecerá no Rio de Janeiro o II Congresso Latino-Americano de Auto-imunidade, no qual grandes especialistas em doenças auto-imunes do Brasil e do mundo vão expor trabalhos científicos recentes e trocar experiências sobre mecanismos, diagnóstico e tratamentos.

Roger A. Levy é presidente do II Congresso Latino-Americano de Auto-Imunidade, professor de Reumatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ, editor da “Revista brasileira de reumatologia” e médico da Rede D’Or de hospitais.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: