jump to navigation

Portal promove a inclusão social de 27 milhões de brasileiros 24/03/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Utilidade pública.
trackback

O Portal Nacional de Tecnologia Assistiva é um instrumento importante de convergência e troca de informações e conhecimentos sobre as iniciativas que existem no Brasil para a pesquisa, o desenvolvimento, a aplicação e a disseminação de Tecnologia Assistiva, visando promover a inclusão social de uma população que, hoje, representa 27 milhões de brasileiros (Censo 2000). É um projeto inovador, viabilizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS).

O Portal permitirá conhecer melhor quais as necessidades das pessoas com deficiência, onde estão as competências na área de Tecnologia Assistiva, quais lacunas existem no país para que essas soluções se tornem amplamente acessíveis e possam beneficiar todos os cidadãos que delas necessitam, reunindo informações de qualidade para subsidiar políticas públicas em Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social.

O projeto será implementado em etapas e entrou no ar nesta terça feira, dia 23 de março de 2006. Na primeira fase realizarão um levantamento sobre as instituições que trabalham na área. A segunda etapa apresentará um catálogo de ajudas técnicas, que relacionará produtos disponíveis no mercado e formas de utilizá-los. Na última fase será feito um detalhamento das entidades provedoras de serviços e o acesso dos deficientes à tecnologia.

Fontes:

Assunto relacionado: Projetos de acessibilidade do NCE/UFRJ – projetos voltados para proporcionar a pessoas portadoras de deficiência novas oportunidades com base na tecnologia de informática.

Citado e editado por Tica

%d blogueiros gostam disto: