jump to navigation

Vitamina D diminui risco de esclerose múltipla em mulheres 03/03/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

BBC Brasil

Segundo pesquisa da Universidade de Harvard, suplementos de vitamina D diminuem em 40% a chance de mulheres de desenvolver a esclerose múltipla. Os cientistas descobriram que apenas uma dieta rica em vitamina D, sem suplementos, não é suficiente para promover a mesma proteção. Cerca de 190 mil mulheres participaram do experimento.

Segundo a pesquisadora Kassandra Munger, “é excitante pensar que um ato simples como tomar suplementos de uma vitamina pode reduzir os riscos de desenvolver a doença”. No entanto, ela também disse que novas pesquisas precisam ser feitas para confirmar a descoberta.

Teoria

Os cientistas começaram a pesquisar o papel da vitamina D na proteção contra a esclerose múltipla depois que dados sugeriram que o desenvolvimento da doença era mais comum em países que ficam longe da linha do Equador. As pessoas nesses países ficam menos expostas ao sol. A luz solar provoca uma reação química no corpo levando à produção de vitamina D.

Outros dois estudos também atestam aspectos positivos da vitamina. Em um deles, foi revelado que suplementos da vitamina podem prevenir o desenvolvimento de uma doença similar à esclerose múltipla em ratos. Em outro, descobriu-se que pessoas com a doença tendem a ter níveis insuficientes de vitamina D, que períodos de baixo nível da vitamina acontecem antes de crises, e períodos de alta taxa da vitamina são notados quando não há crises da doença.

Acredita-se que a esclerose múltipla seja uma doença auto-imune causada por células que atacam a mielina, que reveste as fibras nervosas do cérebro. Há provas de que a vitamina D reduz a atividade dessas células.

Assuntos Relacionados:

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: