jump to navigation

Imagens de dano cerebral em parentes de primeiro grau de pacientes com esclerose múltipla esporádica e familial 27/02/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

O objetivo deste estudo foi acessar o dano cerebral de parentes de primeiro grau de pacientes com EM (esclerose múltipla) esporádica e familial, através da análise de imagens obtidas por ressonância nuclear magnética.

Anormalidades cerebrais focais indistinguíveis daquelas da EM ocorrem em parentes assintomáticos de primeiro-grau de pacientes com EM.

Estes são duas vezes mais freqüentes na EM familial do que na esporádica, mas não conduzem aos danos teciduais difusos encontrados geralmente em pacientes com EM.

Embora haja uma suscetibilidade genética para o desenvolvimento das anormalidades cerebrais sugestivas de desmielinização focal em parentes de primeiro-grau de pacientes com EM, outros fatores são provavelmente críticos para o desenvolvimento de uma patologia difusa e clinicamente relevante.

De Stefano N et al. Imaging brain damage in first-degree relatives of sporadic and familial multiple sclerosis. Ann Neurol. 2006 Feb 23.

Artigo relacionado: Parentes saudáveis: possível cura da EM

Citado e adaptado por Tica

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: