jump to navigation

Neuralgia do Trigêmio 17/08/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Espaço médico.
trackback

Episódios de dor na metade lateral da face (região inervada pelo V nervo craniano, trigêmio), em geral unilateral (95%).

É relativamente comum, incidindo em mulheres (2:1) após os 50 anos de idade, sendo raro em crianças.

As localizações maxilar e mandibular são as regiões mais dolorosas da neuralgia. A dor é lancinante e severa, semelhante a um choque elétrico, que tem início súbito, sendo que cada crise ou ataque consiste de uma série de dores de curta duração (segundos). Entre os ataques o paciente fica sem dor e esse período varia de minutos a horas (pode ter período de acalmia que duram meses a anos).

A maioria dos pacientes apresentam uma zona de gatilho, ou seja, uma área da pele da face ou da mucosa que, quando estimulada, desencadeia a dor. Certas atividades estimulam as crises incluindo: falar, comer, escovar os dentes, barbear-se, assoar o nariz e pancadas na face.

A causa mais comum é compressão vascular (geralmente arterial), no local onde o nervo trigêmio entra no tronco; causas menos freqüentes: tumor, em geral benigno, aneurisma, malformação vascular ou esclerose múltipla.

O exame neurológico na maioria dos casos é normal, mas pode haver alteração de sensibilidade da face e da córnea e/ou alteração da mastigação.

Fonte: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

About these ads
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 721 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: