jump to navigation

Efeitos colaterais pós-cirúrgicos são mais comuns em operações feitas à tarde 14/08/2006

Posted by Esclerose Múltipla in Utilidade pública.
trackback

O fim de tarde talvez seja o horário menos recomendado para ser submetido a uma cirurgia. De acordo com um novo estudo, os efeitos colaterais são mais comuns depois das 15h.

Foram revistas 90 mil cirurgias feitas no centro médico da Universidade de Duke, na Carolina do Norte. De acordo com os pesquisadores, os relatos sobre efeitos negativos de anestesia – principalmente dor ou náusea – foram feitos com mais freqüência à tarde.

Por exemplo, as chances de um paciente sofrer de náuseas ou sentir vontade de vomitar no pós-operatório ou qualquer outra complicação aumentaram em três vezes nas cirurgias após 15h do que às 8h, quando poucos pacientes relataram ter estes tipos de problemas. Depois da náusea, o tratamento inadequado da dor de pacientes depois da cirurgia foi o problema mais relatado.

De acordo com os autores do estudo, podem existir algumas razões para o aumento de problemas na parte da tarde, inclusive o cansaço dos médicos e a falta de rotina de horários devido a plantões. Também é possível que as pessoas sejam mais sujeitas a sentir dor ou náusea no fim do dia, talvez for falta de comida durante o dia ou do estresse da espera para começar a operação.

- Identificando problemas estes períodos específicos podemos evitar contratempos e fazer o processo cirúrgico mais seguro – disse a coordenadora da pesquisa Melanie Wright.

Os pesquisadores analisaram arquivos do centro de anestesia de 90.159 cirurgias feitas nos últimos quatro anos. Eles descobriram 31 possíveis erros, a maioria por dose errada de anestesia e 2.662 casos de efeitos colaterais em cirurgias feitas à tarde. Em todos os casos, a maioria dos problemas aconteceu por volta das 15h.

O estudo foi publicado no jornal “Quality & Safety in Health Care”.

Fonte: Globo Online

About these ads

Comentários

1. Denise Aparecida Lemes da Silva - 19/11/2006

A cirurgia durou das 18h até 21h, horário de verão.
Eu fiquei com dor de cabeça no dia seguinte da operação de varizes à noite. Ainda estou com cefaléia.
A anestesia foi raquiana. Não me foi perguntado nada sobre a anestesia, se não teria solicitado a geral. Sempre tive medo dessa anestesia porque sei que não se pode levantar a cabeça e se mexer por 12 horas. Acontece que tenho problemas de coluna, então ficou impossível não me mover.
Agora estou procurando soluções para essa dor.


Sorry comments are closed for this entry

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 795 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: